Curso Ad Gentes

Curso para missionárias e missionários enviados para diferentes regiões do Brasil e além-fronteiras.

De 01 de setembro a 14 setembro de 2024

O Curso Ad Gentes é promovido pelo Centro Cultural Missionário, filial da CNBB, em parceria com a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, com as Pontifícias Obras Missionárias e a Conferência dos Religiosos do Brasil. Durante os dias em que os(as) participantes passam juntos no CCM, sede do curso, além de participar dos estudos, eles e elas são convidados a cultivar um estilo de vida de despojamento, serviço, acolhida, vida comunitária, espiritualidade e cuidado com o todo que os envolve.

O curso é intensivo: com aulas pela manhã e à tarde. A noite é reservada para execução das atividades indicadas pelos assessores(as), para convivência fraterna, partilhas e descanso. É importante que as pessoas participem de toda a programação proposta.

Oferecer uma formação missionária específica para as missionárias e os missionários que serão enviados para a Missão Ad Gentes, seja dentro ou fora do Brasil.

  • Aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão do significado da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão;
  • Fornecer aos participantes referenciais teóricos essenciais e práticos para a ação missionária, recorrendo aos vários tipos de mediações interdisciplinares;
  • Proporcionar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.

Missionários diáconos, presbíteros, consagradas e consagrados, seminaristas, leigas e leigos em vista de serem enviados para a Missão Ad Gentes por suas Igrejas locais, Congregações, Institutos, Novas Comunidades. O curso também é indicado para missionários e missionárias que queiram se aprimorar nas temáticas relacionadas à missão, para amadurecer uma eventual decisão de elaborar caminhos e projetos junto à própria congregação ou organização, bem como para missionários e missionárias que serão enviadas para regiões dentro do próprio Brasil e que se distinguem da sua região de origem.

Requisitos para participar do curso
a) Ter realizado um processo de discernimento para a Missão Ad Gentes;
b) Ter 18 anos completos ou mais;
c) Apresentar sua carta de apresentação emitida pela Diocese ou Congregação e assinada pelo Bispo Diocesano ou pelo(a) Provincial.

A formação das missionárias e dos missionários é fator básico para o desenvolvimento das atividades missionárias. É preciso, antes de tudo, capacitá-los e qualificá-los recorrendo a um debate interdisciplinar que provoque uma maior percepção e consciência do que é ser missionário(a) na sociedade contemporânea em que vivemos.

O foco do curso é a pessoa do missionário(a). O caminho formativo dá-se através das seguintes abordagens: Dimensão humano-afetiva da missão; Dimensão bíblica da missão; Missão Ad gentes e Inter gentes; Dimensão antropológica da missão; Dimensão pedagógica da missão; Dimensão social da missão; Dimensão espiritual da missão; Missão e a questão da mobilidade humana.

TEMA

EMENTA

Dimensão humano-afetiva da missão

As dimensões cognitiva, afetiva e volitiva da pessoa humana e sua relação com a atividade missionária em contextos especificamente exigentes.

Dimensão bíblico-teológica da missão

Os principais modelos e paradigmas bíblicos que fundamentam o discurso missionário: a missão no AT, Marcos e Mateus, Lucas e João, Paulo. A essência trinitária da missão. As dimensões cristológica, soteriológica, pneumatológica, eclesiológica e escatológica da missão.

Dimensão histórica

Modelos e paradigmas históricos da missão. A epopeia da missão missionária no Novo Mundo. “Deslocamentos” para uma nova compreensão da missão hoje.

Dimensão geográfica da missão

Os desafios da globalização, da urbanização, das migrações, da pobreza, do meio ambiente e da violência contra os povos, particularmente no continente africano.

Dimensão antropológica da missão

Elementos para um novo paradigma de missão a partir de uma visão antropológica, perspectivas para o diálogo inter-religioso e para sociedade mundial.

Dimensão espiritual da missão

Linhas fundamentais de espiritualidade missionária. Proximidade e fraternidade universal como prática fundamental de Jesus “Deus conosco”.

 

O curso se dará com explanações, debates, oficinas e plenários. Poderão ser utilizados recursos de vídeos, slides, projeção de pontos chave e outros meios adequados a cada temática. Cada assessor elaborará um plano de exposição do tema em diálogo com a coordenação do curso.

A coordenação do Curso Ad Gentes é da responsabilidade do CCM.

Para o bom aproveitamento do curso é preciso que cada participante tome conhecimento e concorde, previamente, com a organização e as regras da casa. Tempos e espaços foram pensados e elaborados com base em uma proposta formativa específica. Algumas exigências logísticas requerem a colaboração dos cursistas. O curso será realizado na sede do CCM – SGAN 905, Conjunto C, Brasília/DF – onde os participantes são também hospedados. A casa oferece sala de conferências, de reuniões, de jogos e aparelhos de ginástica, sala de estar com TV a cabo, biblioteca, capela, oratório, lavanderia comunitária e uma área externa. Os quartos para os participantes são individuais (duplos, em alguns casos), com roupas de cama e banho. Todos os ambientes da casa têm conexão com internet sem fio.

Diariamente haverá momentos de oração, sendo as laudes e missas às 7h00, de segunda a sábado, e preparadas pelos participantes, seguindo sugestões dos assessores ou da equipe de coordenação. Aos domingos os cursistas participam das celebrações nas Paróquias da Arquidiocese de Brasília. Os cursistas são convidados a cultivarem pessoal ou comunitariamente o hábito da oração das vésperas, da adoração ao Santíssimo Sacramento e a devoção mariana da recitação do terço.

Aos sábados haverá trabalhos somente na parte da manhã, das 8h30min às 12h. Sábado à tarde e domingo a programação é livre para organização pessoal.

O horário das refeições:

  • café da manhã das 7h30min às 8h;
  • almoço: 12h às 12h40;
  • jantar: 18h às 18h40.

 

Solicitamos que a partir das 22h o silêncio seja estritamente observado, especialmente em respeito aos que já estão descansando. Às 23h00 fecha-se o portão para entrar e sair do CCM.

O Curso Ad Gentes tem como texto iluminador a passagem dos Atos dos Apóstolos (1,8): “Sereis minhas testemunhas”. Os(As) discípulos(as) missionários(as) de Jesus são convidados a colaborar na construção do Reino de Deus no mundo inteiro.

01/09/2024 Chegada no Centro Cultural Missionário ao longo do Dia (informar à Secretaria a previsão de chegada)

02/09 a 13/09 Formações: das 8h30min às 12h e das 14h às 17h

  • Dimensão Antropológica da Missão
  • Dimensão Bíblico-Teológica da Missão
  • Dimensão humano-afetivo da missão
  • Dimensão Pedagógica da Missão
  • Dimensão Social da Missão
  • Missão Ad Gentes e Inter Gentes
  • Missão e a Questão da Mobilidade Humana
  • Missão e Amazônia
  • Programa Missionário Nacional (PMN)/Organização missionária no Brasil
  • Projeto Igrejas Irmãs e Projeto Igrejas Solidárias
  • Visitas às POM, CNBB, CRB
  • Passeio (city tour) em Brasília

14/09/2024 Encerramento com a avaliação, celebração eucarística de envio e almoço

O investimento no curso é de R$3.500,00. Inclui a participação no curso, hospedagem, alimentação e material fornecido nas formações do curso (observação: Para quem chegar antes do dia 01/09 ou precisar ficar depois do dia 14/09, será cobrada uma taxa diária de R$100,00).

Para o pagamento são possíveis três formas:

  1. Transferência via PIX (Chave PIX: missionarios@gmail.com)
  2. Depósito bancário: Banco Bradesco, Agência 0484, Conta Corrente: 21 835 – 9 (OBS: pedimos que esta conta seja usada exclusivamente para o pagamento da taxa do curso, não podendo assim ser usada para envio de valores para uso particular dos cursistas, visto que isso acarreta dificuldades em nossa contabilidade.
  3. Via Boleto Bancário que será enviado via e-mail após o preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do CCM: ccm.org.br

 

Experiências