Assessoræs do CCM

Os cursos do CCM contam com a colaboração de diversos especialistas em áreas teológicas, espirituais, pastorais e humanas. Esses assessores apresentam e articulam o debate sobre as várias temáticas e blocos de conteúdos. O CCM procura proporcionar os melhores aportes que há no Brasil em relação ao campo da missão.

ariPe. Ari Antônio dos Reis – Presbítero da Diocese de Passo Fundo, RS, graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo, e em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral, especializado em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo. Atuou como professor titular do Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo. Atualmente é assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.


inesIr. Inês Costalunga, MdI – missionária da Imaculada, mestre e doutora em Teologia Sistemática com concentração em Missiologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo. Atuou como "Superiora Delegada" de sua congregação na Amazônia, Presidente da CRB Regional de Manaus e Conselheira Provincial no Brasil Sul. Atualmente é Coordenadora da pós-graduação em Teologia com especialização em Missiologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), em São Paulo.


PolettoProf. Ivo Poletto – leigo, licenciado em filosofia  pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, de São João Del Rei, MG, e em teologia pelo Seminário de Nossa Senhora da Conceição, Viamão, RS, cursou as matérias obrigatórias da Pós-Graduação em Sociologia na Universidade de São Paulo, USP. Educador popular, coordenou cursos de formação de assessores para movimentos e pastorais sociais na Comissão Pastoral da Terra e na Universidade de Minas Gerais em parceria com a Caritas brasileira.


JaimePe. Jaime Carlos Patias, IMC - missionário da Consolata, mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero em São Paulo. É secretário nacional da Pontifícia União Missionária e assessor de Comunicação das POM. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação na Sociedade do Espetáculo, autor de diversos artigos e co-autor de vários livros, entre os quais Comunicação, Cultura de Rede e Jornalismo, (Almedina, 2012). Trabalhou em Moçambique (1994-2001). Foi diretor da revista e do site Missões (2002-2012).


zecarlosPe. José Carlos Pereira, CP - é padre passionista, licenciado em Filosofia pela UNISAL; bacharel em Teologia pelo Ateneo Santo Anselmo de Roma; mestre em Ciências da Religião e doutor em Sociologia pela PUC-SP. É autor de livros em várias áreas, dentre as quais Teologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia da Religião. A maior parte de suas obras versa sobre administração paroquial. É membro do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (NURES) e do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP.


Pe. José Ernanne Pinheiro - natural de Jaguaretama (CE). Fez o curso de Teologia na Gregoriana em Roma. Foi Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife de 1974 a 1979, e Diretor do Instituto de Teologia do Recife (ITER) de 1981 a 1985. A partir de 1986, ocupou o cargo de Assessor da CNBB no Setor dos Leigos e na Assessoria Política. De 1996 a 2001 foi diretor do Centro Cultural Missionário. Atualmente é Secretário Executivo do Centro Nacional Fé e Política "Dom Helder Câmara" (CEFEP).


Pe. Joachim Andrade, SVD – indiano, missionário do Verbo Divino, no Brasil desde 1992, especializado em Dança Clássica Indiana estilo Bharata Natyam pelo Institute of Performing Arts, Mumbai, Índia, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, doutor em Ciências da Religião pela PUC de São Paulo. Já atuou no Brasil como formador, animador missionário e vocacional, e também como superior provincial da Provincia Brasil Sul do Verbo Divino, com sede em Curitiba, PR.


Pe. Manoel José de Godoy - è padre da Arquidiocese de São Paulo, mestre em Teologia Pastoral pela Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte. Atuou na Arquidiocese de São Paulo e na Paraiba como pároco e formador, em Brasília como assessor para as Diretrizes Gerais e Projetos de Evangelização. Foi membro da Oslam (Organização dos Seminários Latino-americanos). Atualmente è Diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Tomás de Aquino de Belo Horizonte, que cuida da formação da Vida Consagrada.


Prof. Memore Restori - é leigo italiano no Brasil desde 1983. É bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Urbaniana, pós-graduado com Especialização em Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, mestre em Teologia com concentração em Missiologia pelo Instituto Teológico São Paulo de Estudos Superiores - ITESP, com uma dissertação sobre os pobres e os excluídos como sujeitos de evangelização. Atuou como professor no Studium Theologicum Claretiano de Curitiba no curso de Missiologia.


Ir. Maria de Fátima Morais, IASCJ - Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia NS. Medianeira de São Paulo/SP, formada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru/SP, especializada no Método de Rorschach, mestre em Educação, Supervisão e Currículo, e doutora em Ciências da Religião pela PUC. Atualmente é Docente convidada da Universidade do Sagrado Coração de Jesus, Membro da Equipe Multidisciplinar da CRB.


Pe. Paulo Suess – alemão, no Brasil desde 1966, doutor em Teologia Fundamental pela Universidade de Münster. Participou do trabalho pastoral na Amazônia, exerceu o cargo de secretário-geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), fundou o Departamento de Pós-graduação em Missiologia em São Paulo, foi presidente da Associação Internacional de Missiologia (IAMS). Atualmente é assessor teológico do Cimi e professor na Pós-graduação do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp).


Prof. Roberto Marinucci – italiano, leigo, no Brasil desde 1993, bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Marchigiano (Itália), mestre em Teologia Dogmática com concetranção em Missiologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo (SP), professor de Teologia, Doutrina Social da Igreja, Missiologia e Ecumenismo na Faculdade São Boaventura de Educação Continuada (OPEN-ISB) de Brasília (DF), pesquisador no Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) de Brasília (DF).


Pe. Sávio Corinaldesi, SX – italiano, xaveriano, no Brasil desde 1968, atuou como missionário no Pará na Diocese de Abaetetuba e na Prelazia do Xingu, responsável do Centro de Pastoral da própria Prelazia. Foi superior da congregação para o Brasil Norte, Diretor do Centro Cultural Missionário de Brasília, subsecretário da CNBB Norte 2. Desde 2002 está nas Pontifícias Obras Missionárias antes como Secretário Nacional da Infância Missionária e, atualmente, como Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária.


Ir. Sebastião Antonio Ferrarini, FMS – é religioso, membro do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria (Maristas), formado em Ciências Sociais e mestre em História. Trabalhou como educador nos Estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Amazonas, Roraima e Rondônia, nas áreas de História do Brasil e História da Amazônia. Trabalha na Amazônia desde 1975. É autor de diversas publicações entre as quais "Cenários Amazônicos", Porto Alegre, CMC, 2006, e "Rio Purus - História, Cultura, Ecologia", São Paulo, FTD, 2010.


Prof. Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos – leigo, graduado e Mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB), Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Professor de História da Igreja no Instituto São Boaventura de Brasília (ISB), de Formação Política e Econômica do Brasil no curso de Serviço Social no Centro Universitário IESB de Brasília e de Ensino Religioso no Colégio Marista João Paulo II de Brasília. Foi assessor da Comissão para o Laicato, no Setor CEBs, da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).


Pe. Sidnei Marco Dornelas, CS - missionário de São Carlos, scalabrinianos, Bacharel em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), mestre em Ciências Sociais pelo Institut Catholique de Paris, e em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. De 1993 a 2009 trabalhou no Centro de Estudos Migratórios (CEM). Desde 2010 é Assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e membro da equipe de apoio do Setor Pastoral da Mobilidade Humana, na CNBB.


Ir. Tea Frigerio - italiana, Missionária de Maria (Xaveriana), no Brasil desde o 1974. Foi assessora e professora de Sagrada Escritura no IPAR (Instituto de Pastoral Regional) de Belém do Pará. No mesmo Instituto foi coordenadora do Departamento de Pastoral e Diretora por dois mandatos. Formada em Ciências da Religião, com endereço biblico pelo Pontificio Universidade Gregoriana em Roma, pós-graduada em Assessoria Bíblica pela EST - CEBI, já coordenou o Programa de Formação do CEBI.


Prof. William Cesar de Andrade – leigo, formado em História pela UniCEUB de Brasília, especializado em Bíblia pela Rede Bíblica Latino-Americana, Chile, mestre em Teologia Dogmática pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, professor de História na Facudade Projeção e na Rede Pública de Ensino do DF, assessor e colaborador do Instituto de Migrações e Direitos humanos e do Setor Mobilidade Humana da CNBB.