grinin elli tonu izle

CNBB – Universidades

07/02/2018

Encontro de Colaboradores do Setor Universidades refletiu avanços nos últimos anos

Brasília (DF) foi a cidade escolhida para acolher a sétima edição do VII Encontro Nacional dos Colaboradores do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre os dias 02 e 03 de fevereiro, 35 representantes vindos de todas as regiões do Brasil se reuniram para analisar e refletir os caminhos que este setor tem percorrido nos últimos anos. Uma das principais atividades do Setor Universidades tem sido estimular a articulação nos Regionais da CNBB dos diferentes atores da ação evangelizadora no âmbito universitário.

“Há muito sendo realizado a partir de projetos da Pastoral Universitária, de Movimentos Eclesiais, de Novas Comunidades e de Congregações Religiosas. No Encontro e no Seminário deste primeiro fim de semana de fevereiro os participantes sinalizaram a beleza e a riqueza dessa diversidade de ações evangelizadoras”, destaca o Arcebispo Coadjutor de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros.

Durante dois dias, os participantes refletiram diversas temáticas. Entre elas: “Antropologia Cristã do Papa Francisco: educar ao humanismo solidário” dialogada pela Irmã Cláudia Chesini da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

Para Valcir Moraes, membro do Observatório de Evangelização e Pastoral da PUCPR, a partir desta provocação que o documento “Educar ao humanismo solidário” publicado pela Congregação para a Educação Católica nos faz, começamos os diálogos que nos inspirou a pensar o potencial que as instituições de ensino superior possuem para transformar realidades em prol do bem comum.

No encontro também houve um momento para memória e avaliação das diversas atividades desenvolvidas pelo Setor Universidades desde 2015. Na sequência, foram apresentados dois blocos de projetos que abordaram os temas: Articulação dos regionais do Norte e Centro Oeste, apresentado pelos padres Danilo Pinto e Silas Silva; Ensino EAD: perfil do público e estudo de caso, apresentado pelo professor Rodrigo Félix (UERJ; Programa Missão País, apresentado por Valcir Moraes (PUCPR); II Encontro Nacional de Docentes do Ensino Superior e I Encontro Nacional de Profissionais à Luz do Ensino Social da Igreja, que acontecerá no  Rio de Janeiro (RJ) e Núcleo de Estudantes Internacionais e Estudantes com Necessidades Específicas.

“Os diálogos que aconteceram ao redor de cada uma das comunicações realizadas, não raras vezes, fizeram eco ao conteúdo do documento apresentado no início do encontro. O desafio apresentado pela Ir. Cláudia de um “desenvolvimento conjunto das oportunidades civis através de um plano educativo, capaz de explicar as motivações da cooperação num mundo solidário” parece servir como eixo de conexão entre as propostas que os colaboradores do Setor Universidades trouxeram para o encontro”, destacou Valdir Moraes.

O trabalho do Setor tem reflexo direto nas bases, isto é, nas Instituições de Ensino Superior (IES) onde é sempre maior o número de iniciativas de evangelização por parte dos universitários cristãos – estudantes e professores.

“Para Igreja do Brasil é muito edificante verificar como alguns Regionais estão se articulando, criando sempre mais oportunidades de somar esforços e agentes na missão evangelizadora no âmbito universitário. Assessores e colaboradores do Setor tem tido um papel muito importante. Aproveito para agradecê-los”, ressalta dom João Justino de Medeiros.

A presença de representantes de cada região do Brasil, fortalece o Setor da CNBB e abre um horizonte de inúmeras possibilidades de anuncio do Evangelho nas Instituições de Ensino Superior de nosso país já que o âmbito universitário é, antes de tudo, um espaço humano, repleto de pessoas em trabalho de formação profissional. Isto se dá nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão.

Para o arcebispo e presidente da comissão, quem crê em Jesus Cristo encontra no espaço universitário um campo para viver suas convicções de fé e de testemunhar o projeto do Reino na vivência do evangelho. Temos longo caminho para percorrer, mas já sentimos “a alegria do Evangelho” ao encontrar centenas e centenas de estudantes universitários que aprenderam a promover o diálogo entre fé e razão.

O encontro é promovido anualmente e tem como objetivo reunir agentes, pessoas de referência e coordenadores de Pastoral Universitária dos Regionais, dioceses e instituições de ensino superior de todo o país para refletir e planejar as ações pastorais no ambiente universitário.

Para 2018, um dos principais projetos é a atualização do Estudo 102 – O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário. Uma agenda de trabalho já foi organizada no sentido de recolher os frutos amadurecidos desta reflexão iniciada em 2010. O texto publicado no início de 2013 precisa incorporar importantes contribuições do Papa Francisco, por exemplo.

 

Fonte: cnbb.net.br