grinin elli tonu izle

Curso – Ad Gentes

CURSO AD GENTES

de extensão para missionárias e missionários enviados além-fronteiras

Brasília,  05  a 31  de agosto de 2018

“Vocês são o sal da terra... vocês são a luz do mundo...” (Mt 5,13-16).

O Curso Ad Gentes é uma iniciativa promovida pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, DF, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
Para os dias que os participantes passam juntos no CCM, além do curso de que participam, são convidados a cultivar um estilo de vida de despojamento, serviço, acolhida, vida comunitários (nada de isolamento, projetos particulares, vida individual, programas paralelos, etc.), espiritualidade e cuidado com o todo que os envolve. O curso é intensivo: manhã, tarde e noite. É importante que as pessoas participem dele integralmente.

1. OBJETIVOS

1.1. Objetivo Geral
Oferecer uma formação missionária especifica para enviados/as à Missão Ad Gentes.

1.2. Objetivos Específicos
1. Aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos;
2. Fornecer aos participantes referenciais essenciais teóricos e práticos para a ação missionária, recorrendo a vários tipos de mediações inter-disciplinares;
3. Proporcionar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.

2. PÚBLICO ALVO

Missionários/as presbíteros, diáconos, consagrados/as, seminaristas, leigos/as prestes a serem enviados para a Missão Ad Gentes.

3. JUSTIFICATIVA

A formação dos missionários é um fator básico para o desenvolvimento das atividades. É preciso, antes de tudo, capacitá-los e qualificá-los recorrendo a um debate inter-disciplinar que aponte pistas de ação que provoquem uma renovada identidade eclesial, em sintonia com a atual conjuntura histórica.

4. PROGRAMA DE TEMAS, CARGA HORÁRIA E EMENTAS

O foco do curso é a pessoa do missionário e da missionária. Com essa pessoa, procuramos discernir a caminhada dela através de 9 tipos de abordagens e mediações:

Tema

Ementa

Dimensão humano-afetiva da missão

As dimensões cognitiva, afetiva e volitiva da pessoa humana e sua relação com a atividade missionária em contextos especificamente exigentes.

Dimensão bíblica
da missão

Os principais modelos e paradigmas bíblicos que fundamentam o discurso missionário: a missão no Antigo Testamento, Marcos, Mateus, Lucas, João e Paulo.

Dimensão histórica
da missão

Modelos e paradigmas históricos da missão. A epopeia missionária no Novo Mundo. “Deslocamentos” para uma nova compreensão da missão hoje.

Dimensão sócio-ambiental e geográfica da missão

Os desafios da globalização, da urbanização, das migrações, da pobreza, do meio ambiente e da violência contra os povos indígenas, afrodescendentes e os pobres (periferias), a partir da América Latina e do além-fronteiras.

Dimensão antropológica da missão

Elementos para um novo paradigma de missão a partir de uma visão antropológica; perspectivas para o diálogo inter-religioso e para sociedade mundial.

Dimensão teológica
da missão

A essência trinitária da missão. As dimensões cristológica, soteriológica, pneumatológica, eclesiológica e escatológica da missão.

Dimensão eclesial da missão

Universalidade da missão. O protagonismo do Espírito Santo. Missionariedade da Igreja. Formação de discípulos missionários (LG, AG, EN, DAp, EG). A missão como responsabilidade comunitária.

Dimensão pedagógica
da missão

Gratuidade e alteridade.  O missionário como testemunha de Jesus Cristo através de seu ser, seu estilo de vida e do anúncio. Saber aprender com as pessoas, grupos e comunidades e saber ler os sinais de Deus presentes.

Dimensão espiritual
da missão

Linhas fundamentais da espiritualidade missionária. Proximidade e fraternidade universal como prática fundamental de Jesus “Deus conosco”: o encontro com Jesus.

OBS: O Curso Ad Gentes propõe iniciação a um idioma estrangeiro, que será chamada de “dimensão prática da missão”, pois o verdadeiro encontro com as diferentes culturas se dá através da aprendizagem de uma língua: é muito importante para o missionário fazer uma experiência concreta do que significa entrar no mundo do outro.

5. METODOLOGIA

O curso será realizado alternando momentos de oração, meditação e celebração com explanações, debates, oficinas e plenários. Poderão ser utilizados recursos de vídeos, slides, projeção de pontos chaves e outros adequados a cada temática. Cada assessor elaborará um plano de exposição do tema em diálogo com a coordenação do curso.

6. COORDENAÇÃO

A coordenação do Curso Ad Gentes é da responsabilidade do CCM e da CRB.

7. ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAS

Para o bom aproveitamento do curso é preciso que cada participante tome conhecimento e concorde, previamente, com a organização e as regras da casa. Tempos e espaços foram pensados e elaborados em base a uma proposta formativa específica. Algumas exigências logísticas requerem a colaboração dos cursistas.
• É necessário que o missionário/a esteja presente do início ao fim do curso. Tratando-se de um período tão curto, saídas para outros compromissos prejudicam o andamento da programação prevista durante este tempo. Se necessita eventualmente ausentar-se, deve estar em consonância com a coordenação da casa e com o seu superior. Para tanto o superior necessita encaminhar uma correspondência à coordenação do Curso autorizando a sua saída, mesmo se for para dormir em outro lugar.

• Vir com a disposição de participar ativamente da programação do curso (tempo integral), mas alertamos: é fundamental que venha para somar.

• Necessitamos da informação por parte do responsável (bispo, provincial, institutos) se o padre, a irmã ou o leigo que vem tem algum acompanhamento de saúde se é de fácil integração, disposto a seguir as normas do Centro Cultural Missionário e as exigências da missão. Que não se isole ou chegue já querendo negociar projetos particulares (já com paróquia, grupos para acompanhar etc). O único objetivo de quem vem é participar efetivamente de tudo o que no curso está previsto.

• Sugerimos que não envie pessoas de difícil relacionamento, que possam causar dificuldades e ser obstáculos na comunidade, pois perde o grupo que está no CCM, perde a missão e perde o próprio missionário/a enviada.

• Quem vier, venha de coração aberto, pronto a abraçar a vida como um todo, integrando-se nas equipes de serviço, como sinal da vivência fraterna e comunitária.

• Lembramos que o foco é o curso ao qual foram enviados a participar. Lembramos que o horário limite para a volta ao CCM é até 22h.

O curso será realizado na sede do CCM – SGAN 905 Conj. C, Brasília, DF – onde os participantes são também hospedados. A casa oferece sala de conferências, de reuniões, de jogos e aparelhos de ginástica, sala de estar com TV a cabo, biblioteca, capela, oratório, lavanderia comunitária e uma área externa. Os quartos para os participantes são individuais (duplos, em alguns casos), com roupa de cama, banho e telefone. Todos os ambientes da casa têm conexão com internet sem fio. Há computadores comunitários à disposição dos participantes.

O Curso Ad Gentes tem como texto iluminador a página do Evangelho de Mateus 5,13-16 (A força do testemunho. “Vocês são o sal da terra... vocês são a luz do mundo...”). Os discípulos de Jesus devem estar conscientes de que anseiam por um mundo novo.

O CCM está à sua disposição. No caminho de Jesus missionário crucificado e ressuscitado.

Fraternalmente em Cristo,

Dom Esmeraldo de Farias
Presidente da Comissão para a Ação Missionária e
Ação intereclesial da CNBB

Pe. Jaime Luiz Gusberti
Secretário do CCM

CUSTO TOTAL DO CURSO: R$ 3.000,00

[Curso - Hospedagem - Alimentação - Material Didático]

OBS. Para quem chegar antes e sair depois das datas do curso,
serão cobradas diárias no valor de R$ 70,00.

FORMA DE PAGAMENTO:
1. Transferência Bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2.
2. Cheque Nominal ao Centro Cultural Missionário.
3. Solicitação de Boleto Bancário no preenchimento da Ficha de Inscrição.

[O Boleto será enviado via Email]

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO