grinin elli tonu izle

Curso – Espiritualidade Missionária

Curso de Espiritualidade Missionária

“Missão na Bíblia e Bíblia na Missão”

Brasília, 22 a 26 de outubro de 2018

Prezados Irmãos e Irmãs,

O Centro Cultural Missionário (CCM) e as Pontifícias Obras Missionárias, promovem uma Semana de Formação sobre Espiritualidade Missionária de 22 a 26 de outubro de 2018, com o tema: “Missão na Bíblia e Bíblia na Missão”.
A missão evangelizadora da Igreja tem suas raízes na Bíblia: Deus continuamente chama e envia pessoas para a missão. As Sagradas Escrituras narram a missão de diversas pessoas que experienciaram esse chamado.
Abraão recebeu a missão de ir para uma terra distante e constituir um povo numeroso. Moisés foi enviado a libertar os hebreus da escravidão do Egito e conduzi-los à terra prometida. Anunciar e denunciar, por sua vez, foi a missão dos profetas.
A temática da missão no Novo Testamento perpassa quase todos os textos sagrados. Prepara os caminhos para a chegada do Senhor foi a missão de João Batista; continuar o projeto de Jesus Cristo foi a missão dos apóstolos; anunciar o evangelho foi a missão de Paulo e de outros apóstolos. O ápice da missionariedade encontra-se em Jesus Cristo: Ele é o missionário por excelência. Ele definiu, assim, sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres, mandou-me anunciar aos cativos a libertação, aos cegos a restauração da vista e proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-19).
Nós não podemos ficar indiferentes diante do chamado que o Senhor nos faz diariamente de ser “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-16).
A Bíblia é a revelação escrita de que “Deus é missão”; ela nos comunica a missão de Deus. Missão é o eixo da Bíblia, do começo ao fim. Portanto, a leitura da Bíblia deve sempre levar em conta o seu fio condutor: Deus é missão.
Convidamos Presbíteros, religiosos, religiosas, diáconos, leigos e leigas para participarem deste Curso de Espiritualidade Missionária.

Sejam bem vindos.

Dom Esmeraldo Barreto de Farias
Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão, MA
Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária

OBJETIVO GERAL

Apresentar aos participantes do curso de Espiritualidade Missionária a Missão como vivência e anúncio da Palavra.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Estudar os processos históricos do Antigo Testamento e a consciência da missão.
• Aprofunda a Espiritualidade Missionária de Jesus Cristo.
• Conhecer o ardor missionário das primeiras comunidades.
• Incentivar o uso da Bíblia na proposta da pastoral atual.

PÚBLICO

Presbíteros, religiosos, religiosas, diáconos, leigos e leigas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Segunda feira, 22 de outubro, às 18h00: acolhida, celebração eucarística, organização das equipes e considerações inicias.

2. Terça, quarta e quinta feira, 23, 24 e 25 de outubro desenvolve-se o tema: “Missão na Bíblia e Bíblia na Missão”.

Assessores: Francisco Orofino. Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-RJ. Assessor Nacional do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e do Iser Assesoria.

3. Sexta feira, 26 de outubro, até 12h00: Considerações finais, partilha das pérolas, avaliação, Celebração Eucarística, entrega de atestados, almoço e despedida.

METODOLOGIA

Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas à tarde de oficinas, grupo de estudo, experiências missionárias, amarração e sínteses. Na parte da noite troca de experiências e filme.

DATA E LOCAL

A Semana será realizada de 22 a 26 de outubro, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

OBS: Não disponibilizamos transporte e nem passeio pela cidade de Brasília. Pela compreensão agradecemos.

CUSTO TOTAL DO CURSO: R$ 700,00

OBS. Para quem chegar antes e sair depois das datas do curso,
serão cobradas diárias no valor de R$ 70,00.

FORMA DE PAGAMENTO:
1. Transferência Bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2.
2. Cheque Nominal ao Centro Cultural Missionário.
3. Solicitação de Boleto Bancário no preenchimento da Ficha de Inscrição.

[O Boleto será enviado via Email]

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO