izmir web tasarım

Espiritualidade Missionária

Curso de Espiritualidade Missionária

 Brasília, de 22 a 26 de maio de 2017

O Curso de Espiritualidade Missionária é uma iniciativa do Centro Cultural Missionário (CCM) que oferece a animadores missionários e agentes de pastoral que atuam em comunidades, paróquias e dioceses no Brasil a oportunidade para partilhar, refletir, aprofundar e celebrar a vida missionária que tem como uma de suas pilastras a espiritualidade missionária.

OBJETIVO GERAL: Aprofundar a espiritualidade missionária à luz do Texto Base do 4º Congresso Missionário Nacional, capaz de motivar e sustentar os missionários que atuam em projetos de evangelização nas situações mais difíceis, por meio de reflexões, momentos de oração, meditação, encontro, estudo, partilha, avaliação e celebração eucarística.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Aprofundar as motivações pessoais, as dimensões do encontro com Cristo, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos, teológicos, espirituais e a própria compreensão da missão;
  • Oferecer aos participantes referenciais essenciais para uma nova leitura do compromisso missionário;
  • Avivar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos missionários da Igreja;
  • Incentivar a procura por uma Vida no Espírito, recriando relações fraternas, valorizando as diferenças, descobrindo espaços de partilha de fé, de missão e de crescimento humano.
PUBLICO E VAGAS DISPONÍVEIS

O Centro Cultural Missionário pode hospedar até 45 pessoas. O curso é indicado para missionários e missionárias que trabalham no Brasil ou no exterior que buscam um tempo de reflexão, de atualização e de renovação espiritual, como também para religiosos e religiosas, presbíteros e diáconos, leigos e leigas. Recomendamos aos inscritos participação integral do curso. A inscrição é feita pelo site: www.ccm.org.br.

Justificativa

A alegria do Evangelho é base fundamental para uma Igreja em saída. A Igreja em saída é a comunidade missionária que faz a experiência de Jesus ao vivenciar e pregar o amor. Ela “experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1Jo 4,10), e, por isso ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos” (EG 24). A Igreja está convencida de que “a causa missionária deve ser (...) a primeira de todas as causas” (EG 15).  Este sair e ir ao encontro das pessoas em suas realidades deve ser motivado, iluminado e alimentado por uma espiritualidade que parte do encontro com a pessoa de Jesus Cristo, centro e razão do nosso ser e viver missionário.

Percurso temático

Escolhemos para este Curso de Espiritualidade Missionária o Texto Base do 4º Congresso Missionário Nacional: A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída. A cada dia, teremos a oportunidade de aprofundar e rezar um capítulo: I) A Alegria do Evangelho; II) Sinodalidade e Comunhão;  III) Testemunho e Profetismo.

Qualificação dos Assessores

Os assessores convidados são estudiosos, pesquisadores, especialistas em diferentes campos do conhecimento com experiência de atuação no tema que será desenvolvido junto aos participantes do Curso de Espiritualidade Missionária.

Metodologia

O curso será realizado alternando momentos de oração, meditação, explanações, debates, oficinas, partilhas e plenários e celebrações. Poderão ser utilizados recursos de vídeos, slides, projeção de pontos chaves. Além de uma formação missiológica com base essencialmente bíblica, se dará atenção à palavra da vida (experiências), à palavra da Igreja, à palavra dos missionários e também se dará enfoque à vida dos santos, das santas e dos mártires missionários.


Conteúdo programático

“A espiritualidade cristã propõe um crescimento na sobriedade e uma capacidade de se alegrar com pouco. É um regresso à simplicidade que nos permite parar a saborear as pequenas coisas, agradecer as possibilidades que a vida oferece sem nos apegarmos ao que temos nem nos entristecer por aquilo que não possuímos. Isto exige evitar a dinâmica do domínio e da mera acumulação de prazeres” (LS 222).

Segunda, 22 de maio, às 18h00: Acolhida e celebração de abertura.

Terça, 23 de maio: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG, 1). Pe. Josenildo Tavares Ferreira, OMI, Recife, PE.

Quarta, 24 de maio: Sinodalidade e Comunhão são um convite permanente à conversão nossa e à transformação de estruturas no mundo e na Igreja (...) Fazendo com que todas elas se tornem mais missionárias” (EG, 27). Pe. Josenildo Tavares Ferreira, OMI, Recife, PE.

Quinta, 25 de maio: O ponto chave para o testemunho e o profetismo é o encontro com a pessoa de Jesus Cristo e seu Evangelho. “O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas” (EN, 41). Pe. Badacer Ramos de Oliveira Neto (POM)

Sexta, 26 de maio: Conclusão e Avaliação.

O Centro Cultural Missionário está à sua disposição.
No caminho de Jesus missionário crucificado e ressuscitado, deixo o meu fraterno abraço.

Pe. Jaime Luiz Gusberti
Secretario Executivo do CCM

CUSTO TOTAL DO CURSO: R$ 700,00

OBS. Para quem chegar antes e sair depois das datas do curso,
serão cobradas diárias no valor de R$ 50,00.

FORMA DE PAGAMENTO:
1. Transferência Bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2.
2. Cheque Nominal ao Centro Cultural Missionário.
3. Solicitação de Boleto Bancário no preenchimento da Ficha de Inscrição.

[O Boleto será enviado via Email]

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO