Conselhos Missionários

comidis1

7º Encontro Nacional de Formação, para Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais

Brasília, 23 a 26 de novembro de 2017

Estimados Irmãos e Irmãs,

Diante da importância e no intuito de fortalecer a Ação Missionária em todo o Brasil a Comissão Episcopal para Ação Missionária e o Centro Cultural Missionário promovem de 23 a 26 de novembro de 2017, o 7º Encontro Nacional de Formação para Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais.

O Papa Francisco tem insistido muito em sermos uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Essa atitude nós a alcançaremos se tivermos a coragem de nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus que é o protagonista da Missão.

O encontro tem como tema: A alegria do Evangelho continua: colocando em prática o 4º Congresso Missionário Nacional.

É nosso objetivo retomar as conclusões deste Congresso para que, após refletirmos juntos, cheguem aos grupos de base e cresça em todos o entusiasmo de ser discípulos missionários de Jesus Cristo.

Para este encontro contamos com a participação dos coordenadores e membros de COMIREs, COMIDIs, COMIPAs e dos Grupos de Animação Missionária (GAMs), representantes de Congregações, Institutos ou Organismos que estão envolvidos na missão.

“Uma Igreja que se fecha em si mesma é uma Igreja que trai a própria identidade apostólica” (Papa Francisco). Trabalhemos todos nós no intuito de sermos de verdade uma Igreja defensora da vida, servidora e missionário. Desde já sejam bem vindos.

No caminho de Jesus missionário crucificado e ressuscitado, deixo o meu fraterno abraço.

 

Fraternalmente,

 

Dom Esmeraldo Farias Barreto

Bispo Auxiliar de São Luis do Maranhão, MA

Presidente do Conselho Missionário Nacional



 

OBJETIVO GERAL

Fortalecer a articulação dos organismos missionários e a formação de seus agentes, oferecendo instrumentos básicos para o planejamento da animação missionária em todas as dioceses do país.

Objetivos Específicos

  • Fazer a memória do 4º Congresso Missionário e sua importância para os Conselhos Missionários;
  • Relembrar e confirmar a identidade dos Conselhos Missionários a partir do Texto de Estudos da CNBB – 108. Missão e Cooperação Missionária: Orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil.
  • Retomar as indicações produzidas pelo 4º Congresso Missionário Nacional e juntos encontrarmos meios para coloca-las em prática.

Público

Membros de COMIREs, COMIDIs, COMIPAs e dos GAMs, representantes de Congregações, Institutos ou Organismos que estão envolvidos na missão.

 Conteúdo programático

  1. Quinta feira, 23 de novembro, às 18h00: abertura e apresentação dos participantes.
  1. Sexta feira, 24 de novembro. Manhã: Memória do 4º Congresso missionário. Eixos, oficinas, testemunhos, vídeos etc. Pe. Jaime Carlos Patias, IMC, Secretário Nacional da União Missionária. Mestre em Comunicação pela Casper Libero de São Paulo, SP. e Pe. Mauricio Jardim, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias.
  1. Sábado dia 25 de novembro: Reflexão sobre o Texto de Estudos da CNBB – 108. Missão e Cooperação Missionária: Orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil. Retomar o Objetivo dos Conselhos Missionários, e a reflexão do dia anterior olhando para o futuro da missão. Pe. Sidnei Marco Dornelas, CS, Assessor da Comissão para ação Missionária – CNBB, Brasília, DF. Pe. Jaime Luiz Gusberti, Secretário do Centro Cultural Missionário.
  1. Domingo, 26 de novembro às 12h: síntese, encaminhamento, avaliação, celebração de envio...

Metodologia

Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas à tarde de oficinas, grupo de estudo, experiências missionárias, amarração e sínteses.

Data e local

O encontro tem início no dia 23 de novembro às 18h e sua conclusão no dia 26 de novembro às 12 de no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

CUSTO TOTAL DO CURSO: R$ 350,00

OBS. Para quem chegar antes e sair depois das datas do curso,
serão cobradas diárias no valor de R$ 50,00.

FORMA DE PAGAMENTO:
1. Transferência Bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2.
2. Cheque Nominal ao Centro Cultural Missionário.
3. Solicitação de Boleto Bancário no preenchimento da Ficha de Inscrição.

[O Boleto será enviado via Email]

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO