9º Formise Nacional

CURSOS_Formise

9º FORMISE NACIONAL

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

Formação Missionária para Seminaristas

Brasília, 16 a 21 de julho de 2017

Prezados irmãos

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o Centro Cultural Missionário (CCM), em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e a Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (OSIB), promovem, de 16 a 21 de julho de 2017, na sede das POM em Brasília (DF), o 9º FORMISE Nacional com o tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”.
O encontro tem por objetivo intensificar a formação missionária dos seminaristas em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal.

Reunidos em Brasília, no mês de março deste ano, os bispos referenciais da missão nos regionais da CNBB, reafirmaram a necessidade de “dinamizar a formação missionária de todo o Corpo da nossa Igreja: cristãos leigos e leigas, seminaristas, vida consagrada, diáconos, presbíteros e bispos”. Isso deverá acontecer, por meio “de uma formação capilar e permanente, bem articulada, de modo que nos torne mais profundamente humanos, radicalmente cristãos e autênticos discípulos missionários, a partir da vocação especifica de cada segmento na Igreja”.
Este 9º FORMISE Nacional está em sintonia com essa preocupação dos bispos, bem como com as Diretrizes para a formação presbiteral no Brasil (Doc. 93 CNBB) e as motivações do Papa Francisco para uma Igreja em saída.

Percebemos com alegria, ao longo dos últimos anos, uma maior atenção com a formação missionária dos seminaristas. Constatamos também, o fortalecimento dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises) e diversas experiências missionárias durante a formação.

Precisamos intensificar essa caminhada de conjunto em todo o Brasil. Nesse sentido, gostaríamos de contar com a participação de representantes de todos os 18 regionais da CNBB. Para isso, pedimos o apoio dos senhores bispos, reitores e formadores, dos Comises e Comires.

No desejo de que os seminaristas sejam sempre mais animados pelo autêntico espírito missionário de Jesus crucificado e ressuscitado,

Fraternalmente,

Dom Esmeraldo Barreto de Farias
Bispo auxiliar de São Luís (MA) e
Presidente do Conselho Missionário Nacional

Pe. Jaime Carlos Patias, IMC
Secretário Nacional
Pontifícia União Missionária

 



 

A ALEGRIA DO EVENGELHO para uma igreja em saída

Formação Missionária para Seminaristas

OBJETIVO Geral

Intensificar a formação missionária dos seminaristas capacitando-os para animar uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal.

Público

Seminaristas da filosofia e teologia, diocesanos e religiosos.

Conteúdo programático

  1. Domingo, 16 de julho, às 19h00: acolhida e abertura.
  2. Segunda, 17 de julho: A DIMENSÃO ESPIRITUAL. A espiritualidade no processo de formação dos presbíteros segundo Cristo Pastor, Servo e Missionário - João Cândido da Silva Neto, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Responsável pela Pastoral Vocacional e OSIB.
  3. Terça, 18 de julho: A MISSÃO na vida do presbítero. A Missão como fundamento do ministério presbiteral – Jaime Luiz Gusberti, Secretário Executivo do CCM.
  4. Quarta, 19 de julho: A DIMENSÃO COMUNITÁRIA. A experiência da comunidade na formação e na vida do presbítero – Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo; Pe. Nivaldo dos Santos Ferreira, Presidente da Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (OSIB).
  5. Quinta, 20 de julho: Formação integral para umA Igreja em saída. A alegria do Evangelho na vida e na missão do presbítero – o 4º Congresso Missionário Nacional - Jaime Carlos Patias, IMC, Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária.
  6. Sexta, 21 de julho, até 12h00: síntese e encaminhamentos. A missão dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises) – Seminarista João Luiz da Silva - Comissão Nacional para a organização e articulação dos Comises.
  7. Sexta-feira, 21, às 17hs até domingo, 23, ao meio-dia: 1ª Assembleia de Coordenadores de Comises nos Regionais e membros do Comise Nacional.

Metodologia

Duas sessões de exposições e debates pela manhã; à tarde, grupo de estudo, plenário e síntese. À noite, testemunhos missionários. A programação incluiu também, momentos de oração e celebração, partilhas e reflexões.

Data e local

A Formação será realizada de 16 a 21 de julho, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), SGAN 905 Conj. “B” – Brasília, DF – Fone: (61) 3340.4494. Os participantes serão hospedados também no CCM, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

CUSTO TOTAL DO CURSO: R$ 600,00
[Curso - Hospedagem - Alimentação - Material Didático]

OBS. Para quem chegar antes e sair depois das datas do curso,
serão cobradas diárias no valor de R$ 50,00.

FORMA DE PAGAMENTO:

1. Transferência Bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2.
2. Cheque Nominal ao Centro Cultural Missionário.
3. Solicitação de Boleto Bancário no preenchimento da Ficha de Inscrição.

[O Boleto será enviado via Email]

Faça aqui sua inscrição