grinin elli tonu izle

Missão e Envelhecimento

 6ª SEMANA DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA ENVELHECIMENTO HUMANO

“A sabedoria das idades é luz para o nosso testemunho e serviço”.

Início do curso: 13/05, missa às 18h.

Término do curso: 17/05, às 12h.

Prezados Irmãos e Irmãs,

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promovem em Brasília, de 13 a 17 de maio de 2019, a 6ª Semana de Formação Missionária / Envelhecimento Humano com o tema: “A sabedoria das idades é luz para o nosso testemunho e serviço”.

O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, sente dentro de si o apelo a acolher a própria existência como dom. A percepção da existência como dom remete àquele que está na origem deste dom. De modo intrínseco a esta percepção apela-se ao autor de todas as coisas: Deus mesmo. A gratuidade encontra expressões de louvor àquele que tudo fez: “Quão numerosas são tuas obras, Senhor e todas fizeste com sabedoria! A terra está repleta de tuas criaturas” (Sl 103, 24).

O Papa Francisco nos chama atenção de que a “nossa sociedade silenciou as vozes dos avós. Nós os empurramos para fora do caminho. Não lhes demos a chance de compartilhar suas experiências, contar suas história e falar de sua vida. Nós os pusemos de lado e assim perdemos o tesouro de sua sabedoria”. 

Pensando no desafio que o Papa Francisco nos apresenta, oferecemos este curso para que se possa resgatar as história de sabedoria e os valores presentes nos homens e mulheres que em muitos casos de forma anônima escreveram e escrevem com suas vida sinais de esperança, justiça, amor e fraternidade.

Convidamos presbíteros, religiosos, religiosas, representantes de institutos, pessoas ligadas ao cuidado de idosos, interessadas em aprofundar o tema para participar desta semana de formação. Desde já sejam bem vindos.

Fraternalmente em Cristo,

Dom Esmeraldo Barreto Farias

Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão, MA

Presidente da Comissão Episcopal Para Ação Missionária

 


 OBJETIVO Geral

Oferecer aos participantes algumas ideias de como podemos resgatar a sabedoria das idades valorizando o que cada um tem de mais sagrado construído ao longo de sua história.

Objetivos Específicos

  • Ajudar aos cuidadores para que saibam olhar para o idoso e descubram que “o sucesso da vida não é glória, mas paciência. O idoso sábio tem muita paciência e essa é a sabedoria que nos leva a sonhar” (Papa Francisco).
  • Abordar aspectos que ajudem a reconhecer que “um idoso que lutou pelo futuro tem uma visão, e ela é um hino para as possibilidades humanas” (Papa Francisco).
  • Descobrir a partir dos testemunhos que “o amor é criativo e não será vencido pelos desastres e perigos da vida” (Papa Francisco).
  • Valorizar a vida como dom precioso e sentirmos que “no fim encontraremos Deus face a face” (Papa Francisco).
  • Dar-nos por conta que “as esperanças de uma vida podem ser lidas nas rugas do rosto de homens e mulheres mais velhos. São sinais de bênção, de trabalho, de vida oferecida e de esperança vivida” (Papa Francisco).

Público

Presbíteros, religiosos, religiosas, representantes de instituições e organizações missionárias, pessoas ligadas ao cuidado de idosos, interessadas a aprofundar o tema “a sabedoria das idades é luz para o nosso testemunho e serviço”.

Conteúdo programático

Serão desenvolvidos os 5 eixos do livro, Sabedoria das Idades: trabalho, luta amor, morte e esperança. Acrescenta-se os comentários feitos pelo Papa Francisco das experiências narradas no livro.    

ASSESSOR

Dom Mauro Morelli, Bispo Emérito de Duque de Caxias – RJ. Atualmente reside na cidade de São Roque, na Serra da Canastra / MG.

Metodologia

  1. Exposição oral dos temas;
  2. Leitura e discussão de textos;
  3. Meditação, oração e silêncio.

Data e local

          A Semana será realizada de 13 a 17 de maio de 2019, no Centro Cultural Missionário da CNBB, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 32743009.

OBS: Não disponibilizamos transporte e nem passeio pela cidade de Brasília.

Pela compreensão, agradecemos.

 

CUSTO TOTAL DO CURSO: R$ 750,00

OBS. Para quem chegar antes e sair depois das datas do curso,
serão cobradas diárias no valor de R$ 70,00.

FORMA DE PAGAMENTO:
1. Transferência Bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2 / CNPJ: 31.164.346/0001-59
2. Cheque Nominal ao Centro Cultural Missionário.
3. Solicitação de Boleto Bancário no preenchimento da Ficha de Inscrição.

[O Boleto será enviado via Email]

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO