Paróquia Missionária

paróquia1

Prezados irmãos e irmãs,

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Comissão Episcopal para Ação Missionária promovem de 16 a 20 de outubro de 2017, a 7ª Semana de Formação sobre a Paróquia Missionária.

“Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva” (DAp 12).

“Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp 29).

O Papa Francisco na Exortação Apostólica Alegria do Evangelho ao falar da catequese afirma: “Na boca do catequista”, volta a ressoar sempre o primeiro anúncio: “Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar… é o primeiro em sentido qualitativo, porque é o anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes formas e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, de uma forma ou de outra, durante a catequese, em todas as suas etapas e momentos” (164).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem a mais tempo se debruçando sobre este tema da Catequese e na Assembleia deste ano aprovou o texto sobre a Iniciação à Vida Cristã. O texto aprovado corresponde aos desafios pastorais identificados pela missão da Igreja e acima de tudo procura por em prática as diretrizes gerais da Ação Evangelizadora que convoca a ser Igreja: casa da Iniciação à Vida Cristã.

É bom dar-nos por conta de que os futuros Discípulos Missionários só o serão de forma mais plena se tiverem tido um encontro profundo com a pessoa de Jesus Cristo, por isso a Catequese tem um papel importantíssimo na ajuda para chegar a este bom termo.  

É dentro deste espírito e no intuito de ajudar aos Coordenadores de Pastoral, de Catequese e de Liturgia e nossas dioceses, que oferecemos esta semana de formação à luz do documento aprovado na última assembleia da CNBB, sobre a Iniciação à Vida Cristã.

 

Fraternalmente,

Dom Esmeraldo Farias Barreto

Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão, MA

Presidente da Comissão Episcopal Para Ação Missionária

 

 



OBJETIVO Geral

Proporcionar uma reflexão sobre o significado e a importância da Iniciação à Vida Cristã para que nossas comunidades Igrejas se tornem lugar de animação bíblica defensoras da vida, servidoras e missionárias.

Objetivos Específicos

  • Resgatar os fundamentos teológicos da relação entre missão e Iniciação à Vida Cristã enfocando o primado da missio Dei;
  • Refletir sobre o papel do primeiro anúncio, ou querigma, para a conversão permanente, a espiritualidade e a ação missionária do Povo de Deus;
  • Oferecer elementos para um processo de Iniciação à Vida Cristã nas paróquias, em vista de promover caminhos de inculturação respeitosos, profundos e atraentes;
  • Aprofundar o tema da mistagogia missionária como dinâmica em que o anúncio da fé dialoga com as diversas culturas e circunstâncias humanas.

Público

Coordenadores Diocesanos e Arquidiocesanos de Pastoral, de Catequese, de Liturgia, ministros ordenados, consagrados/as, leigos/as atuantes nas comunidades e outros projetos missionários.

 

Conteúdo programático

 

  1. Segunda, 16 de setembro, às 18h00: acolhida, abertura, celebração eucarística.
  1. Terça, quarta e quinta feira: Iniciação à Vida Cristã: ITINERÁRIO para formar Discipulos Missionários. Assessoria Pe. Antonio Marcos Depizzoli. Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
  1. Sexta, 20 de setembro, até 12h00: Conclusão, sínteses, avaliação.

 

Metodologia

Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas à tarde de oficinas, grupo de estudo, experiências de Iniciação à Vida Cristã amarração e sínteses.

Data e local

A Semana será realizada de 16 a 20 de outubro de 2017, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

 

CUSTO TOTAL DO CURSO: R$ 700,00

OBS. Para quem chegar antes e sair depois das datas do curso,
serão cobradas diárias no valor de R$ 50,00.

FORMA DE PAGAMENTO:
1. Transferência Bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2.
2. Cheque Nominal ao Centro Cultural Missionário.
3. Solicitação de Boleto Bancário no preenchimento da Ficha de Inscrição.

[O Boleto será enviado via Email]

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO