grinin elli tonu izle

Curso – Paróquia Missionária

SEMANA DE FORMAÇÃO SOBRE PARÓQUIA MISSIONÁRIA

Brasília, de 1º a 5 de outubro de 2018

Cristão leigo/a, Discípulo Missionário
numa Igreja em saída.

Prezados Irmãos e Irmãs,
O Centro Cultural Missionário (CCM) e as Pontifícias Obras Missionárias, promovem a Semana de Formação sobre Paróquia Missionária de 1º a 5 de outubro de 2018.
Cristão leigo/a, Discípulo Missionário numa Igreja em saída é o tema da Semana de formação sobre Paróquia Missionária.
Estamos em pleno Ano Nacional do Laicato. Nossas comunidades Eclesiais de Base são constituídas, dinamizadas e vivas porque nelas estão leigos e leigas profundamente comprometidos em seu espírito missionário.
Na carta que o Papa Francisco enviou por ocasião da Abertura do Ano Nacional do laicato, “pede que todos os leigos e leigas brasileiros se sintam animados a dar continuidade ao que o Papa chama de “nova saída missionária”. O Santo Padre pede que os fiéis católicos não se confinem em suas paróquias e levem a palavra do Evangelho mundo afora. “Não se trata simplesmente de abrir a porta para que venham, para acolher, mas de sair porta fora, para procurar e encontrar”, exortou Francisco. Além disto, o Papa se mostra atento ao atual momento em que se encontra o país e pede união aos fiéis brasileiros. “E, nesse momento particular da história do Brasil, é preciso que os cristãos assumam a responsabilidade de ser o fermento de uma sociedade renovada, onde a corrupção e a desigualdade deem lugar à justiça e solidariedade”.
Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, destaca que o Documento 105 “retoma e aprofunda a participação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. O texto é, também, uma forma de agradecimento dos bispos aos cristãos leigos por sua dedicação à Igreja e pelo entusiasmo com que se doam à evangelização. Para o bispo, há uma participação “extraordinária” dos leigos na Igreja. “Mulheres e homens que constroem o Reino da verdade e da graça, do amor e da paz; que assumem serviços e ministérios que tornam a Igreja consoladora, samaritana, profética, serviçal, maternal”.
Dentro deste espírito, convidamos a aproveitarem essa oportunidade para aprofundarmos os caminhos de conversão de nossas estruturas eclesiais, para que nos tornemos sempre mais Discípulos Missionários de Jesus Cristo.

Fraternalmente em Cristo,

Dom Esmeraldo Barreto de Farias
Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão, MA
Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária

 

Cristão leigo/leiga, Discípulo Missionário numa Igreja em saída

OBJETIVO GERAL
Aprofundar o tema ‘Cristãos leigos/as, Discípulos Missionários numa Igreja em saída, estimulando para que os mesmos sejam ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

PÚBLICO
Coordenadores Diocesanos e Arquidiocesanos de Pastoral, de Catequese, de Liturgia, ministros ordenados, consagrados/as, leigos/as atuantes nas comunidades e outros projetos missionários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Segunda feira, 1º de outubro, às 18h00: acolhida, celebração eucarística, organização das equipes e considerações inicias.

2. Terça, quarta e quinta feira, 02 a 04 de outubro desenvolve-se o tema: Cristão leigo/a, Discípulo Missionário numa Igreja em saída. Assessores: Marilza José Lopes Schuina, presidente Nacional do laicato e Daniel Seidel assessor do Conselho de Leigos e da REPAM.

3. Sexta feira, 05 de outubro, até 12h00: Considerações finais, partilha das pérolas, avaliação, Celebração Eucarística, entrega de atestados, almoço e despedida.

METODOLOGIA
Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas à tarde de oficinas, grupo de estudo, experiências missionárias, amarração e sínteses. Na parte da noite troca de experiências e filme.

DATA E LOCAL
A Semana será realizada de 1º a 05 de outubro, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

OBS: Não disponibilizamos transporte e nem passeio pela cidade de Brasília. Pela compreensão agradecemos.

CUSTO TOTAL DO CURSO: R$ 700,00

OBS. Para quem chegar antes e sair depois das datas do curso,
serão cobradas diárias no valor de R$ 70,00.

FORMA DE PAGAMENTO:
1. Transferência Bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2.
2. Cheque Nominal ao Centro Cultural Missionário.
3. Solicitação de Boleto Bancário no preenchimento da Ficha de Inscrição.

[O Boleto será enviado via Email]

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO