grinin elli tonu izle

Formação missionária foi discutida no CAEM

15/02/2018

Na manhã desta quinta, 15 de fevereiro, esteve reunida a equipe que colabora com o Centro de Animação e Estudos Missionários (CAEM), departamento que faz parte do Centro Cultural Missionário (CCM). A partir das discussões realizadas no CAEM, o CCM realiza a articulação e organização de cursos de formação missionária para brasileiros enviados a outros países, presbíteros, religiosos e leigos que atuam em regiões e projetos missionários, ou que desejam fortalecer sua motivação missionária.

Participaram da reunião Pe. Jaime Luiz Gusberti, secretário executivo do CCM, Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM, Pe. Antônio Niemiec, assessor da Comissão Episcopal para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Ir. Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia e Osmar Favretto, gerente administrativo do CCM.

Esteve em discussão a organização do “Curso de iniciação à missão no Brasil” para missionários que chegam do exterior. A formação terá início em 11 de março e encerra no dia 30 de maio de 2018, e já está na sua 119ª edição, sendo realizada pelo Centro de Formação Intercultural – CENFI, departamento que também compõe o CCM. O curso é dirigido a missionários recém-chegados do exterior, enviados por congregações, dioceses, entidades ou organizações, e tem em seu currículo o ensino sistemático da língua portuguesa, a experiência de estágio em casas de família e aulas de introdução à sociedade e à igreja no Brasil. Ainda esteve em discussão temas de estudo e assessores do “Curso Ad gentes“, assim como a realização da pós-graduação latu sensu de Missiologia.

Pe. Jaime Gusberti destaca que a reunião da equipe vem sendo um sinal de comunhão e articulação das forças vivas da Igreja. “Sou imensamente agradecido a Deus pelo sim dado de cada um que compõem a equipe. Sinto que a cada encontro cresce a comunhão e a alegria de ver o caminho sendo construído junto. Que o Espírito de Deus ilumine a todos e fortaleça sempre em nós e em todos os batizados a disponibilidade de serem Discípulos Missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham vida e vida em abundancia”, lembra o secretário executivo do CCM.

Pe. Maurício Jardim lembra da importância da presença das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Centro de Animação e Estudos Missionários (CAEM). “Esta parceria marca nosso desejo de caminhar juntos na mesma e nobre causa de formação missionária. Repensar os cursos em conjunto, qualifica nossa incidência de animação e cooperação missionária na Igreja do Brasil”, ressalta o diretor das POM.

 

Fonte: Imprensa das POM