grinin elli tonu izle

6ª Semana de Formação Missionária sobre Envelhecimento Humano

15/05/2019

 Nesta semana de 13 a 17 de Maio, o Centro Cultural Missionário da CNBB promove a 6ª Semana de Formação Missionária sobre Envelhecimento Humano com o tema “A Sabedoria das idades é luz para o nosso testemunho e serviço” baseado no livro Sabedoria das Idades – Papa Francisco e Amigos, editado no Brasil pelas Edições Loyola. A abertura da semana também contou com a cerimônia de lançamento do livro em Brasília, onde os convidados a compor a mesa expuseram a importância desta iniciativa do Papa Francisco de provocar ainda mais o diálogo entre as gerações já proposto no livro Querido Papa Francisco ao qual ele responde a perguntas de diversas crianças do mundo todo.
O encontro conta com a assessoria de Dom Mauro Morelli, bispo emérito da diocese de Duque de Caxias-RJ, expoente no Brasil pelo seu ardor evangélico pelo respeito à dignidade humana e no combate à miséria e à fome. “O sonho do Reino de Deus será realizado quando ninguém precisar pagar para comer e nem beber.” (fala de Dom Mauro, no primeiro dia de formação). Atualmente ele é missionário em Serra da Canastra-MG na Diocese de Luz.
O objetivo principal da formação é oferecer aos participantes algumas ideias de como podemos resgatar a sabedoria das idades, valorizando o que cada um tem de mais sagrado construído ao longo da história. Aos participantes, Dom Mauro disse: “Não estamos cuidando de gente que vai morrer, mas sim de gente que está caminhando para a plenitude.” E lançou um desafio eclesial: “Gente idosa no coração da Igreja e da sociedade: dar testemunho para viver e não parar morrer!”.
Partindo da passagem de Lucas 24, 13-35 dos Discípulos de Emaús, os participantes foram convidados a realizar quatro passos: entender a realidade para enfrentá-la e superá-la; iluminar a realidade com a Palavra de Deus; criar um espaço de fé, fraternidade e partilha; e voltar para Jerusalém com coragem e determinação – somando com os que estão comprometidos com a vida.
Estão presentes neste encontro 37 pessoas, dentre elas religiosas/os, padres e leigas de diferentes congregações e estados do Brasil, que buscam através da formação uma maior sensibilidade e compreensão para o cuidado com os “mais experientes” nesta vida, e assim criar uma aliança entre gerações, este que é o sonho do Papa Francisco, onde “a esperança das crianças, a coragem e ousadia dos jovens e a experiência dos idosos abrem caminhos para a construção de um mundo melhor.”