grinin elli tonu izle

Amazônia e Missão

Curso:  Amazônia e Missão: Novos caminhos à luz do Sínodo

O curso será oferecido na modalidade virtual, dividido em quatro dias de atividades.

 

ASSESSORES:

Prof.  Márcia Oliveira  ==> Assessora da REPAM-Brasil, Perita do Sínodo e professora de Sociologia na Universidade Federal de Roraima. 

Pe. Ricardo Castro ==>  Assessor da REPAM-Brasil e Diretor do ITEPES – Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia.

 

Data: 13 a 16 de setembro de 2021.

Horário: das 19h30 às 21h

O curso que tem como tema: “Amazônia e Missão: Novos caminhos à luz do Sínodo”, destina-se a uma reflexão sobre a realidade da “Amazônia à luz do documento final do Sínodo para os Bispos, realizado em Roma em outubro de 2019, que tem como tema: “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Antes da grande assembleia, foi desenvolvido todo um processo de escuta pelas comunidades em toda a Amazônia. “Depois de um longo caminho sinodal de escuta do Povo de Deus na Igreja da Amazônia, inaugurado pelo Papa Francisco durante sua visita à Amazônia em 19 de janeiro de 2018, o Sínodo foi realizado em Roma, num encontro fraterno de 21 dias” (Documento Final – Sínodo Amazônico 1). “O Sínodo foi realizado em clima de fraternidade e oração.” A culminância desse caminho está presente no Documento de Trabalho do Sínodo, em suas dezenas de páginas, que contribuíram para a preparação dos bispos que participaram em Roma. Percebe-se no relato, as vozes, as experiências das comunidades amazônicas. 

“O caminho sinodal do Povo de Deus, na fase preparatória envolveu toda a Igreja no território - os bispos, os missionários e missionárias, os membros de outras confissões cristãs, os leigos e leigas, e muitos representantes dos povos indígenas - em torno do documento de consulta que inspirou o “Instrumentum Laboris” (Documento Final – Sínodo Amazônico 3).

A partir da oração, da escuta do Espirito Santo, da leitura, da reflexão e de outras contribuições que se somaram durante a assembleia no Vaticano, os participantes do Sínodo, entre bispos e convidados, elaborou-se o Documento Final, entregue ao Papa Francisco ao final da Assembleia Sinodal. O Papa Francisco, por sua vez, depois de muito ouvir e participar dos debates, ousou sonhar novos caminhos para a Igreja da Amazônia e sistematizou suas intuições na Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia” que, lida à luz do Documento Final, oferece grandes contribuições para a Igreja Universal.

A partir dessa caminhada é que surge a proposta de formação sobre o Sínodo da REPAM-Brasil em parceria com o Centro Cultural Missionário. A intenção é contribuir com toda a Igreja do Brasil e não apenas da Amazônia. O cenário pandêmico tem exigido um distanciamento das pessoas e a não realização de atividades presenciais. Com isto, a criatividade e a exploração do universo digital tem sido um imperativo contemporâneo.

 

OBJETIVO:

O objetivo do curso é capacitar lideranças pastorais de todo o Brasil no conhecimento, na reflexão e no exercício da missionariedade  a partir dos desafios da missão na Amazônia e no mundo, à luz do Sínodo para a Amazônia e de seu processo sinodal.

 

PÚBLICO ALVO:

Lideranças diocesanas e paroquiais, agentes de pastoral, religiosos e religiosas, padres, seminaristas, catequistas, membros de novas comunidades e outras lideranças interessadas pelo tema.

 

TEMAS A SEREM TRABALHADOS:

Dia 13/9 – Realidade Amazônica – conjuntura socioambiental, cultural e eclesial.

Dia 14/09 – Documento Final do Sínodo para a Amazônia – Um chamado à conversão.

Dia 15/09 – Querida Amazônia – os sonhos de Francisco.

Dia 16/09 – Eclesiologia Amazônica - Inculturação e Interculturação do Evangelho.