Em um mundo cada vez mais conectado, a evangelização encontra um novo campo de atuação: as redes sociais. O desafio é grande, mas a oportunidade de levar a mensagem de fé a milhões de pessoas é ainda maior. Como conciliar a fé cristã e o ardor missionário com as curtidas, compartilhamentos e o ritmo acelerado do ambiente digital? É a essa questão que a temática do Curso se refere, apontando para a necessidade de uma comunicação missionária eficaz e adaptada aos novos tempos.
Assim como os primeiros cristãos evangelizavam nas praças e sinagogas, hoje, os novos areópagos se estenderam para o ambiente digital. As redes sociais se tornaram espaços onde milhões de pessoas se encontram, interagem e buscam informações, entretenimento. Para a Igreja, estar presente e atuar nesse ambiente não é apenas uma opção, mas uma necessidade para cumprir o mandato de Jesus Cristo de evangelizar “sobre os telhados”.
Apesar das novas ferramentas e linguagens, a essência da mensagem evangélica e do ardor missionário permanecem inalterados: o amor a Deus e ao próximo, o desejo de partilhar a Boa Nova e a paixão por Jesus Cristo. As “curtidas” podem ser um indicativo de alcance, mas o verdadeiro êxito evangelizador se mede pela transformação de vidas e pelo despertar da fé.
Também este ano, na Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2025, o Papa Franciso trata da importância dessa verdadeira comunicação cristã que é esssencialmente missionária. Segundo suas palavras, essa comunicação é capaz de superar barreiras, difundir uma cultura do cuidado, construir pontes, atravessar os muros visíveis e invisíveis do nosso tempo, colocar no centro a responsabilidade pessoal e coletiva para com o próximo.
Neste nosso tempo, marcado pela desinformação e pela polarização, hoje, mais do que nunca, há necessidade de uma comunicação atenta, amável, refletida, capaz de indicar caminhos de diálogo. A comunicação deve ser feita com mansidão, com proximidade.
Bom comunicador faz com que quem ouve, lê ou vê se torne participante, esteja próximo, possa encontrar o melhor de si e entrar com estas atitudes nas histórias contadas. Comunicar deste modo ajuda a tornarmo-nos “peregrinos de esperança”.
Na mesma Mensagem, perante as vertiginosas conquistas da técnica, o Papa convida ainda os comunicadores cristãos a cuidar do coração, da vida interior, da espiritualidade.
É dentro deste espírito é que o CCM, a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB e a Pastoral da Comunicação no Brasil (PASCOM Brasil) oferecem esta iniciativa formativa, em forma de curso on-line, para ajudar a todos a sermos uma Igreja missionária, em saída e, a exemplo de Cristo, comunicar e testemunhar a Boa Nova até os confins do mundo (cf. At 1,8), servindo-nos de todos os meios disponíveis.
Impulsionar a missão evangelizadora, no contexto digital e contemporâneo, com uma linguagem humanizadora, promovendo a comunhão e a participação
21 de outubro de 2025 – das 19h30min às 21h30min
Tema: Comunicador católico, quem é você? Identidade e espiritualidade
Assessora: Ir. Maria Nilza Pereira da Silva – Religiosa pertence ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é webmaster do site da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt no Brasil, membro do corpo editorial da revista Tabor em Páginas e atua na comunicação do Instituto Social Educativo e Beneficente Novo Signo e da Obra Internacional de Schoenstatt. Tem experiência na área de comunicação, filosofia, ética, teologia, com ênfase em teologia pastoral. Autora do livro “A vocação do comunicador católico: Teologia, Espiritualidade e Missão”.
22 de outubro de 2025 – das 19h30min às 21h30min
Tema: Ide e proclamai o Evangelho! Comunicar com proximidade e esperança
Assessor: Pe. Mauro Vilela da Silva CSsR – Missionário redentorista. Tem mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, e pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Possui graduação em Filosofia, feita em Brusque-SC, Teologia no ITESP, em São Paulo e Psicopedagogia em Varginha-MG. Como Redentorista, atuou nas Missões Populares, na Pastoral do Santuário Nacional, na Rede Aparecida e Editora Santuário. Atualmente, é professor de Teologia Moral no ITESP, em São Paulo e diretor de produção da TV Aparecida.
23 de outubro de 2025 – das 19h30min às 21h30min
Tema: Entre redes e pontes: o missionário comunicador como sujeito de diálogo
Assessora: Aline Amaro da Silva – Cristã leiga, jornalista. Atua em marketing e estratégia digital. É escritora, palestrante, mestra e doutora em Teologia. Professora adjunta da PUC Minas, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT) e professora convidada da PUCRS. Idealizadora e cofundadora da Agência Amaro Comunicação e Marketing Digital. Integra o Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Grupo de Pesquisa Internacional de Teologia Comunicativa e do Global Network for Digital Theology. Pesquisa temas relacionados à teologia, comunicação, humanidades e cultura digital (https://www.amarocomunicacao.com/).
Local
SGAN 905, Conjunto C, Asa Norte, CEP 70790-050, Brasília – DF, Brasil
Copyright © 2023 Centro Cultural Missionário – Todos os direitos reservados
Produzido por