21 de outubro de 2025
— 23 de outubro de 2025

Comunicação missionária

Entre curtidas e fé: evangelizar com ardor missionário

Concepção geral do curso

Em um mundo cada vez mais conectado, a evangelização encontra um novo campo de atuação: as redes sociais. O desafio é grande, mas a oportunidade de levar a mensagem de fé a milhões de pessoas é ainda maior. Como conciliar a fé cristã e o ardor missionário com as curtidas, compartilhamentos e o ritmo acelerado do ambiente digital? É a essa questão que a temática do Curso se refere, apontando para a necessidade de uma comunicação missionária eficaz e adaptada aos novos tempos.

Assim como os primeiros cristãos evangelizavam nas praças e sinagogas, hoje, os novos areópagos se estenderam para o ambiente digital. As redes sociais se tornaram espaços onde milhões de pessoas se encontram, interagem e buscam informações, entretenimento. Para a Igreja, estar presente e atuar nesse ambiente não é apenas uma opção, mas uma necessidade para cumprir o mandato de Jesus Cristo de evangelizar “sobre os telhados”.

Apesar das novas ferramentas e linguagens, a essência da mensagem evangélica e do ardor missionário permanecem inalterados: o amor a Deus e ao próximo, o desejo de partilhar a Boa Nova e a paixão por Jesus Cristo. As “curtidas” podem ser um indicativo de alcance, mas o verdadeiro êxito evangelizador se mede pela transformação de vidas e pelo despertar da fé.

Também este ano, na Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2025, o Papa Franciso trata da importância dessa verdadeira comunicação cristã que é esssencialmente missionária. Segundo suas palavras, essa comunicação é capaz de superar barreiras, difundir uma cultura do cuidado, construir pontes, atravessar os muros visíveis e invisíveis do nosso tempo, colocar no centro a responsabilidade pessoal e coletiva para com o próximo.

Neste nosso tempo, marcado pela desinformação e pela polarização, hoje, mais do que nunca, há necessidade de uma comunicação atenta, amável, refletida, capaz de indicar caminhos de diálogo. A comunicação deve ser feita com mansidão, com proximidade.

Bom comunicador faz com que quem ouve, lê ou vê se torne participante, esteja próximo, possa encontrar o melhor de si e entrar com estas atitudes nas histórias contadas. Comunicar deste modo ajuda a tornarmo-nos “peregrinos de esperança”.

Na mesma Mensagem, perante as vertiginosas conquistas da técnica, o Papa convida ainda os comunicadores cristãos a cuidar do coração, da vida interior, da espiritualidade.

É dentro deste espírito é que o CCM, a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB e a Pastoral da Comunicação no Brasil (PASCOM Brasil) oferecem esta iniciativa formativa, em forma de curso on-line, para ajudar a todos a sermos uma Igreja missionária, em saída e, a exemplo de Cristo, comunicar e testemunhar a Boa Nova até os confins do mundo (cf. At 1,8), servindo-nos de todos os meios disponíveis.

Objetivo Geral:

Impulsionar a missão evangelizadora, no contexto digital e contemporâneo, com uma linguagem humanizadora, promovendo a comunhão e a participação

Objetivos Específicos:

  • Refletir sobre as novas exigências da evangelização na sociedade contemporânea que valorize o ser humano em sua totalidade, dialogue com suas realidades e utilize os meios disponíveis para comunicar a Boa Nova de forma relevante e transformadora de vidas;
  • Proporcionar uma reflexão sobre a identidade e espiritualidade do comunicador católico;
  • Destacar a responsabilidade do missionário comunicador enquanto sujeito de diálogo, construtor de redes e pontes, promotor de valores evangélicos, arauto da verdade;
  • Sensibilizar os participantes sobre a necessidade de servir-se de novas ferramentas de comunicação, tendo o ambiente digital como lugar do anúncio e testemunho do Evangelho;
  • Destacar a importância da linguagem humanizadora no processo de comunicação, não apenas como uma técnica, mas uma abordagem que valoriza a dignidade humana em todas as interações, resultando em relações mais pessoais, ricas e eficientes para todos os envolvidos;
  • Fortalecer a comunhão e sinergia entre as várias instâncias, organismos e iniciativas na área de comunicação na Igreja no Brasil, em vista da sinodalidade e missionariedade.

Público-alvo

  • Membros e colaboradores da PASCOM;
  • Missionários digitais;
  • Membros e colaboradores das Pontifícias Obras Missionárias;
  • Membros dos Conselhos Missionários (COMIPAs, COMIDIs, COMIREs, COMISEs);
  • Responsáveis e colaboradores de Revistas Missionárias;
  • Membros e colaboradores da rede de comunicação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB);
  • Membros e colaboradores da equipe nacional de comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB);
  • Membros de Novas Comunidades.

Metodologia de ensino e aprendizagem

  • Reflexões temáticas;
  • Utilização de recursos audiovisuais;
  • Leitura de textos propostos pelos assessores;
  • Indicações de referências bibliográficas para aprofundamento da reflexão pessoal.

Programação

21 de outubro de 2025 – das 19h30min às 21h30min
Tema: Comunicador católico, quem é você? Identidade e espiritualidade
Assessora: Ir. Maria Nilza Pereira da Silva – Religiosa pertence ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é webmaster do site da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt no Brasil, membro do corpo editorial da revista Tabor em Páginas e atua na comunicação do Instituto Social Educativo e Beneficente Novo Signo e da Obra Internacional de Schoenstatt. Tem experiência na área de comunicação, filosofia, ética, teologia, com ênfase em teologia pastoral. Autora do livro “A vocação do comunicador católico: Teologia, Espiritualidade e Missão”.

22 de outubro de 2025 – das 19h30min às 21h30min
Tema: Ide e proclamai o Evangelho! Comunicar com proximidade e esperança
Assessor: Pe. Mauro Vilela da Silva CSsR – Missionário redentorista. Tem mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, e pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Possui graduação em Filosofia, feita em Brusque-SC, Teologia no ITESP, em São Paulo e Psicopedagogia em Varginha-MG. Como Redentorista, atuou nas Missões Populares, na Pastoral do Santuário Nacional, na Rede Aparecida e Editora Santuário. Atualmente, é professor de Teologia Moral no ITESP, em São Paulo e diretor de produção da TV Aparecida.

23 de outubro de 2025 – das 19h30min às 21h30min
Tema: Entre redes e pontes: o missionário comunicador como sujeito de diálogo
Assessora: Aline Amaro da Silva – Cristã leiga, jornalista. Atua em marketing e estratégia digital. É escritora, palestrante, mestra e doutora em Teologia. Professora adjunta da PUC Minas, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT) e professora convidada da PUCRS. Idealizadora e cofundadora da Agência Amaro Comunicação e Marketing Digital. Integra o Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Grupo de Pesquisa Internacional de Teologia Comunicativa e do Global Network for Digital Theology. Pesquisa temas relacionados à teologia, comunicação, humanidades e cultura digital (https://www.amarocomunicacao.com/).

Investimento

R$ 40,00
O valor do investimento para participar dos três encontros inclue o certificado de participação.

Quantidade de vagas

500 vagas

Público-alvo

Membros e colaboradores da PASCOM; Missionários digitais; Membros de Novas Comunidades; Membros e colaboradores das Obras Missionárias; Membros dos Conselhos Missionários (COMIPAs, COMIDIs, COMIREs, COMISEs); Responsáveis e colaboradores de Revistas Missionárias; Membros e colaboradores da rede de comunicação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB); Membros e colaboradores da equipe nacional de comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Local

Evento on-line

Ficou com alguma dúvida?

Mais formações missionárias

Itinerante

Retiro espiritual missionário para coordenadores de organismos, pastorais e movimentos

On-line
23 de setembro de 2025
– 25 de setembro de 2025

Atualização missionária para secretários/as paroquiais e diocesanos

Itinerante

Mística espiritual missionária numa igreja em saída