Concepção geral do curso
Missiologia é uma ciência que estuda a origem trinitária da missão e a atividade expansiva da Igreja, nos seus fundamentos, origem, desenvolvimento, finalidade, meios e métodos. A sua conotação tende a ser mais teológica que histórica e mais prática que teórica.
Muitos temas missiológicos atuais decorrem da redescoberta da missio Dei. A Igreja não é o objeto-lugar da salvação, mas o sacramento ou o sinal, oferecido ao mundo. É a Igreja inteira, universal e local, e não somente alguns agentes especializados, que é portadora da missão. O Espírito Santo é força criadora na missão ou protagonista da missão, numa ótica de partilha com os mais sofredores e de diálogo com os adeptos de outras religiões.
A formação missionária “Introdução à missiologia” oferecerá aos participantes o estudo da realidade trinitária, da atividade evangelizadora da Igreja e dos meios para realizá-la. O curso partirá de três proposições fundamentais, a saber: (1) Deus é o primeiro missionário (missio Dei), (2) a missão da Igreja é um seguimento da dinâmica trinitária divina, (3) a Igreja transmite a oferta de salvação (libertação) concretizando-a em ações salvíficas (libertadores).
Justificativa
A Igreja no Brasil está vivendo um processo de revigorada caminhada missionária e de renovada visão missiológica, iniciada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965)e impulsionada pela V Conferência de Aparecida (2007) e pelo pontificado de Francisco (2013-2025). Em suas diversas instâncias, ela faz esforço para formar discípulos missionários que possam se colocar a serviço da vida plena para todos, numa dinâmica da missão permanente, num processo de conversão pessoal, pastoral e estrutural, formando comunidades eclesiais missionárias (cf. DGAE 2019-2023).
Uma das iniciativas concretas, que muito pode contribuir e apoiar essa caminhada, é oferecer espaços de reflexão, estudos e aprofundamento de temáticas referentes à missão e missiologia. É o que se pretende com o curso “Introdução à missiologia” que pode trazer enormes benefícios para a Igreja no Brasil e para os cristãos católicos que dele participarem.
A missiologia, que já havia sido repensada durante o Concílio Vaticano II, com o Decreto Ad gentes, e depois com a Encíclica Redemptoris missio (Papa João Paulo II), encontrou um maior desenvolvimento no magistério do Papa Francisco. A Exortação Evangelii Gaudium traz uma nova ideia de missão, mais ampla, inclusiva e dinâmica. Fala de uma transformação missionária de toda a Igreja, especificando que todos os cristãos são discípulos missionários (cf. EG 119). O texto delineou uma nova ideia de missão que, sem deixar de ser ad gentes, não se limita a isso. As temáticas como as velhas e novas pobrezas, as guerras, a imigração, o diálogo inter-religioso devem ser considerados âmbitos especiais de missão.
Toda esta reflexão e prática missionárias contam com o contributo de muitas outras ciências, tais como: história (para o estudo das metodologias missionárias), antropologia (que pedem a consideração do valor e dignidade de povos e culturas), eclesiologia (para a correta fundamentação teológica da missão ou para a justa defesa da corresponsabilidade na prática missionária), as ciências bíblicas (que ajudam à sempre atual perspectiva universalista do cristianismo) etc.
Objetivo Geral
Oferecer aos participantes uma visão introdutória, geral e concisa das principais temáticas da atual reflexão missiológica e motivá-los para um estudo mais aprofundado da missiologia.
Objetivos Específicos
Metodologia de ensino e aprendizagem
Assessores, conforme as temáticas
Pe. Antônio Niemiec CSsR
Pe. Estêvão Raschietti, sx
Pe. Joachim Andrade, svd
Pe. Tiago Ávila Camargo
Cronograma e temáticas dos encontros
Das 19h30min às 21h, via Zoom
08/10: Fundamentos bíblicos da missão: missão no Antigo e Novo Testamento
09/10: História da atividade missionária da Igreja: modelos e paradigmas de missão
15/10: Teologia da missão: dimensão trinitária, cristológica, pneumatológica, eclesiológica
16/10: Prática missionária: sujeitos, horizontes, animação e cooperação, Organização da comunhão missionária da Igreja no Brasil. Elementos de espiritualidade missionária.
Local
SGAN 905, Conjunto C, Asa Norte, CEP 70790-050, Brasília – DF, Brasil
Copyright © 2023 Centro Cultural Missionário – Todos os direitos reservados
Produzido por