As POM a serviço da Igreja local e da missão universal

O curso pretende ajudar os participantes a perceberem a importância de implantar, expandir e apoiar as POM nas dioceses e do seu fundamental serviço às Igrejas particulares para viverem sua natureza missionária e cooperarem com a missão universal.

Curso On-line | De 16 a 18 de julho de 2024 - das 19h30min às 21h

Saudações missionárias! O Centro Cultural Missionário (CCM) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM), com apoio das Edições CNBB, oferecem mais uma iniciativa formativa para a Igreja no Brasil. Desta vez é o curso “As POM a serviço da Igreja local e da missão universal”. Será em modalidade virtual (on-line).

Se “a Igreja peregrina é, por natureza, missionária” (Ad Gentes, 2) e sua missão é universal, resulta que também a diocese é missionária por natureza e sua missão é universal. Será que todos os fiéis católicos têm essa consciência?

  • Será que nas crianças e adolescentes, que frequentam nossas comunidades e paróquias, foi infundido o sentido verdadeiramente universal e missionário?
  • Será que os pais se servem de meios adequados que lhes ajudem na educação missionária dos próprios filhos, pela qual são responsáveis?
  • Será que todos os padres têm consciência que o dom da ordenação não é para uma missão limitada e determinada, mas para uma missão imensa e universal de salvação, ‘até os confins da terra’?
  • Será que os fiéis batizados sabem que a missão ad gentes “compete a todos os cristãos, a todas as dioceses e paróquias, instituições e associações eclesiais” (Redemptoris Missio, 2)?
  • Será que os bispos demonstram que não foram consagrados só para a sua diocese, mas para a salvação do mundo todo (cf. RMi 63) e que como o apóstolo Paulo são chamados a dirigir-se aos que ainda não conhecem Cristo e seu empenho é tornar missionária toda a diocese (cf. Bento XVI, Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2008)?

O presente curso visa avançar na reflexão sobre a missão ad gentes como dever fundamental de todo Povo de Deus (cf. AG, 35) e de cada diocese e paróquia (cf. AG, 37) e sensibilizar os participantes sobre a importância e o papel das POM que estão a serviço da Igreja local e da missão universal.

Essas Obras, que são pontifícias, isto é do Papa, mas também episcopais, isto é dos Bispos e das dioceses, existem para despertar e fomentar o espírito missionário universal no povo de Deus. “Graças a essas Obras (POM), cada bispo conseguirá, de modo fácil e eficaz, que toda a sua Diocese, com a qual forma uma só coisa, tome consciência das suas responsabilidades com a cooperação para com a missão universal da Igreja” (Paulo VI, Mensagem para o Dia Mundial das Missões 1976).

É dentro deste espírito que gostaríamos de oferecer esta iniciativa formativa proporcionando a seus participantes um melhor conhecimento das POM que “são e devem comportar-se como um instrumento de serviço à missão nas Igrejas particulares, tendo por horizonte a missão da Igreja que sempre abraça o mundo inteiro” (Papa Francisco, Mensagem às POM, 21/05/2020).

Fraternalmente,

Dom Maurício da Silva Jardim
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga-MT
Presidente da Comissão Episcopal para
Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

Pe. Tiago Ávila Camargo
Diretor geral do CCM

O curso pretende ajudar os participantes a perceberem a importância de implantar, expandir e apoiar as POM nas dioceses e do seu fundamental serviço às Igrejas particulares para viverem sua natureza missionária e cooperarem com a missão universal.

  • Aprofundar a reflexão sobre a responsabilidade das dioceses pela missão universal;
  • Apresentar as razões que levam o Direito Canônico e o magistério da Igreja a recomendar a implantação das POM “em todas as dioceses” (Cân. 791);
  • Ajudar os participantes a entenderem por que as POM “devem ocupar, também no âmbito das Igrejas particulares, o primeiro lugar” (Redemptoris Missio, 84);
  • Mostrar como as POM podem ajudar na formação da consciência missionária entre os leigos, consagrados e ordenados e motivá-los a cooperarem com a missão universal;
  • Tornar as POM mais conhecidas, através da apresentação de cada uma das Obras;
  • Ajudar na expansão das POM nas dioceses no Brasil, através da sua apresentação.

 

Todos os que desejam viver, de maneira mais madura, sua fé cristã e sua vocação missionária, qualificar sua cooperação com a missão universal da Igreja, aprofundar conteúdos de temática missionária e capacitar-se para o serviço de animação: coordenadores de pastoral, membros dos Conselhos Missionários (COMIRE, COMIDI, COMIPA, COMISE) e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), lideranças e agentes de pastoral, consagrados/as, ministros ordenados, membros de Congregações, institutos, novas comunidades.

  • Reflexões temáticas;
  • Utilização de recursos audiovisuais durante os encontros virtuais;
  • Leitura de textos, oferecidos pelos assessores;
  • Utilização da bibliografia e de recursos da Internet no trabalho de aprofundamento.

Pe. Rafael Lopez Villasenor. Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária.

Ir. Antônia Vânia Alves Sousa. Secretária Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.

O curso será realizado entre os dias 16 a 18 de julho de 2024 (terça, quarta e quinta-feira), na modalidade virtual (on-line), através da Plataforma de Cursos das Edições CNBB, das 19h30min às 21h.

As inscrições serão realizadas através do site do CCM (www.ccm.org.br) e dos Cursos das Edições CNBB.

O valor do investimento para participar dos três encontros é R$60,00 (sessenta reais).

Dia

Temas das conferências

Assessor(a)

16/07
19:30-21:00

As Dioceses são necessariamente missionárias, sua missão é universal e têm o dever de promover a cooperação missionária.

Pe. Rafael Lopez Villasenor

17/07
19:30-21:00

As POM a serviço da Igreja local: “protegem a pastoral ordinária do perigo de cuidar apenas dos que já são cristãos”.

Pe. Rafael Lopez Villasenor

18/07
19:30-21:00

As POM: seu serviço de animação e cooperação missionária na Igreja.

Ir. Antônia Vânia Alves Sousa

 

Experiências

“Cenfi, escola bonita e produtiva para nós”. Meil Udiel Luzano Francisco, religioso da Congregação do Imaculado Coração de Maria e meu país de origem é Filipinas.