A Igreja no Brasil se propõe a “assumir o caminho de iniciação à vida cristã, de inspiração catecumenal, com a necessária reformulação da estrutura paroquial, catequética e litúrgica, com especial atenção à catequese para a recepção e vivência dos sacramentos com crianças, jovens e adultos (sacramentos da iniciação cristã e demais)” (DGAE 2019-2023, 150). É que a comunidade eclesial é chamada a ser iniciadora e seu estilo de vida deve testemunhar o amor de Deus pelas pessoas, indo sempre ao seu encontro. No entanto, a comunicação e o anúncio de Jesus Cristo não podem ser apenas teóricos; torna-se necessário proporcionar experiências concretas de vida eclesial (cf. DGAE 2029-2023, 153).
“Pelo Batismo e demais sacramentos de iniciação à vida cristã, somos inseridos no corpo de Cristo para sermos os seus discípulos missionários, testemunhas de Jesus Cristo na vida eclesial e nos diferentes setores da sociedade. […] No Batismo, somos enviados como cooperadores da missão de Deus no mundo, de acordo com os carismas recebidos do Espírito Santo e confirmados pela Igreja. Somos missionários, portanto, somos missão” (Programa Missionário Nacional 2019-2023, 34-35). A vida do cristão é uma missão. Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser. É existencial, identidade, essência e não se reduz a algumas horas do dia. É uma realidade de vida em que os batizados se deixam envolver pela presença de Deus e a transmitem para o mundo.
A realidade demonstra, no entanto, que nem todos os cristãos têm essa consciência e não vivem como deveriam sua vocação e identidade missionária. Por isso, é urgente fazer com que o processo de iniciação à vida cristã leve em consideração essa realidade e ajude os que o vivem e participam dele, a despertar, fomentar e aprofundar essa consciência.
Sensibilizar os participantes sobre a indispensável e indissolúvel relação entre o processo de Iniciação à Vida Cristã e a missionariedade.
09 de Setembro
Tema: Comunidade que acolhe
Assessor: Pe. Wagner de Sousa Carvalho
10 de Setembro
Tema: Comunidade que celebra
Assessor: Patrick Brandão
11 de Setembro
Tema: Comunidade que é enviada
Assessor: Mariana Aparecida Venâncio
Local
SGAN 905, Conjunto C, Asa Norte, CEP 70790-050, Brasília – DF, Brasil
Copyright © 2023 Centro Cultural Missionário – Todos os direitos reservados
Produzido por