Concluiu-se o CENFI 125

No dia 14 de junho de 2024, concluiu-se a 125ª edição do curso do Centro de Formação Intercultural (CENFI), no Centro Cultural Missionário. Nos últimos dias os cursistas concluíram as formações iniciais em língua portuguesa, em atividades de inculturação na realidade brasileira e de partilhas de suas realidades originárias. De 14 países diferentes, os 23 cursistas apresentaram na Festa das Nações, realizada no dia 12 de junho, aspectos de seus países de origem, tais como população, aspectos geográficos, gastronomia, esporte, flora e fauna, religião e música.

Para o diretor geral, Pe. Tiago Ávila Camargo, o CENFI representa um belo diferencial que a Igreja no Brasil oferece aos missionários estrangeiros que aqui chegam para servir o Povo de Deus que está aqui. Com sua proposta formativa constituída por três áreas principais, ensino sistemático da língua portuguesa, introdução à sociedade e á Igreja e participação e vivência comunitária, oferecem aos participantes do curso uma oportunidade para testemunhar a fé, possibilidade de promoverem o carisma de suas congregações e vocações, fortalecer o impulso missionário que os trouxe ao Brasil. “Desejo que os cursistas que participaram desta edição do CENFi tenham a oportunidade de serem muito felizes no Brasil, agora melhor formados para enfrentarem tantos desafios próprios da vida missionária, na certeza de que não estão sozinho na caminhada e que têm uma casa no Brasil que é o CCM sempre disposto a acolhê-los”, destacou.

No penúltimo dia de curso, dia 13 de junho, organizaram a festa dos Continentes em que, reunidos por continentes – havia representantes dos continentes africano, americano, asiático e europeu – apresentaram alguns pratos típicos que foram partilhados entre os colegas, colaboradores do Centro, amigos convidados, famílias que os acolheram nas experiências missionárias em alguns finais de semana. Também apresentaram músicas e danças que animaram a comunidade reunida.

Por fim, no dia 14 de junho, para encerrar as atividades do curso, presidiu a Eucaristia dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB e presidente do CCM. Dom Ricardo, fazendo referência à Liturgia da Palavra, na homilia destacou a importância de buscar em tudo a face de Deus, sendo que este tempo de formação no CENFI também foi oportunidade para encontrar a face do Senhor e formar amizades.

Participaram do CENFI 125: Adwansius Hediyanto (Indonésia), Albertina Rosa Correte M Marcelino (Moçambique), Augustin Mulele Onkiel (República Democrática do Congo), Bernardo Contreras Salcido (México), Deepak Wilson D Souza Halemane (Índia), Diviya Prasanth Jothinathan (Índia), Ferdinandus Agung (Indonésia), Gilberto Marrero Carrillo (Venezuela), Godsway Quashigah (Gana), Jean Bosco Ntakirutimana (Burundi), Jéssica Alejandra Álvarez Rocha (Colômbia), Juan Juárez Garcia (México), Lino Ortiona Juta (Filipinas), Mani Chinnapaiyan (India), Marta Elena Huerta Avila (México), Mattia Bozzolan (Itália), Noé Servin Franco (México), Polisetti Chiranjeevi (India), Stephen Babu Sebasthian (Índia), Sylvester Oduor Odhiambo (Quênia), Velihcore Volantine Morris (Sri Lanka), Yohanes Baptis Joni (Indonésia).

A próxima edição do curso do CENFI iniciará em 19 de setembro de 2024. Informações sobre o curso e sua programação estão disponíveis no site ccm.org.br.

Bispos participam de Atualização Missionária

Entre os dias 9 e 11 de julho, oito bispos participaram de maneira presencial da

Grupo de 23 missionários de 14 países que está cursando o CENFI 125 é acolhido na sede da CNBB

Grupo de 23 missionários estrangeiros de 14 países que fazem parte da 125ª edição do

Amazônia é destaque de formação missionária

O Centro Cultural Missionário (CCM), com a colaboração da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia

Mais notícias

Bispos participam de Atualização Missionária

Entre os dias 9 e 11 de julho, oito bispos participaram de maneira presencial da

Grupo de 23 missionários de 14 países que está cursando o CENFI 125 é acolhido na sede da CNBB

Grupo de 23 missionários estrangeiros de 14 países que fazem parte da 125ª edição do

Amazônia é destaque de formação missionária

O Centro Cultural Missionário (CCM), com a colaboração da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia

Diáconos Permanentes abordam sua identidade e responsabilidade missionária

CCM promove formação missionária para os diáconos, uma oportunidade para fortalecer a compreensão da responsabilidade

CAEM realiza sua primeira reunião em 2024

No dia 28 de fevereiro, a nova equipe do Centro de Animação e Estudos Missionários

Missionários realizam a última etapa do curso de pós-graduação em Missiologia

A formação foi pensada em três módulos, buscando oportunizar um tempo para aprofundamento dos estudos.