Grupo de 23 missionários de 14 países que está cursando o CENFI 125 é acolhido na sede da CNBB

Grupo de 23 missionários estrangeiros de 14 países que fazem parte da 125ª edição do CENFI (Centro de Formação Intercultural) visitaram a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Um grupo de 23 missionários estrangeiros de 14 países que fazem parte da 125ª edição do CENFI (Centro de Formação Intercultural) visitaram a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Cenfi é  um curso de iniciação à missão no Brasil, promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, DF, organismo filial da CNBB.

O grupo de padres, religiosos e religiosas que visitou a sede da CNBB participa desde março do Cenfi, uma formação de 90 dias com dois módulos.  formação é dirigida aos missionários e missionárias destinados ao Brasil por um período prolongado para aprendizagem do português e o estudo sobre a realidade brasileira.  O padre Tiago Ávila Camargo, diretor do CCM, acompanhou a visita.

Se preparar para sair em missão

Um deles é o padre da família Missionária da Redenção, João Bosco, de Burundi, que chegou ao Brasil em missão e atuará em Rondonópolis (MT), na paróquia de Jaciara.

Segundo ele, o CENFI está sendo muito bom porque formou missionários do mundo todo. “Somos muito felizes porque a Igreja no Brasil dedica este tempo no qual aprendemos a língua portuguesa, podemos conhecer a cultura do país para sair em missão”, disse.

Outra missionária que íntegra o grupo é a irmã comboniana Albertina Rosa Manoel Marcelino, de Moçambique, na África. Ela define o Cenfi como uma experiência muito positiva porque lhe ofereceu a oportunidade de conhecer o país e também a vida da Igreja e o trabalho missionário.

“O curso me ajuda a integrar e a me inculturar. O curso que estamos fazendo agora nos ajuda a conhecer a realidade eclesial não apenas na teoria mas também na prática porque temos a chance de conhecer e visitar as paróquias”, disse.

Acolhida na CNBB

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, acolheu o grupo na capela Nossa Senhora Aparecida na sede da entidade.

Após explicar o que é e o que faz a CNBB, dom Ricardo disse que o mundo passa pela CNBB, o que se confirma quando a entidade recebe em sua sede missionários e missionárias de 14 países. “O mundo passa por aqui com a presença de vocês”, disse dom Ricardo.

Na vista à sede da CNBB, acompanhados pela Luiza Giampaolo, do setor de Governança da CNBB, os missionários conheceram todos os departamentos, salas de membros da presidência e das comissões episcopais e a Assessoria de Comunicação da entidade. O grupo almoçou na sede da Conferência.

De acordo com o padre  Tiago Ávila Camargo, diretor do CCM, o curso é uma oportunidade que a Igreja no Brasil oferece para os missionários missionários. O fato de ser de países diferentes e expressões religiosas é uma riqueza. É uma oportunidade também para apresentarmos à cara do Brasil. São grandes alegrias que vamos experienciando em cada edição do curso.

O curso também marca a acolhida da CNBB aos missionários e missionárias que vão atuar no Brasil porque o CCM é um órgão filial à Conferência. “É uma oportunidade de mostrarmos a preocupação que a Conferência tem para com os missionários que aqui chegam. Uma vez que também serão contemplados no trabalho junto à paróquias, dioceses e aos bispos do Brasil”, disse.

Fonte: cnbb.org.br

Equador: Irmã Maria Troncatti será canonizada durante o Dia Mundial das Missões 2025

"Tenho que ser missionária": eis a vocação que deu impulso à obra da Irmã Maria

Migrantes, missionários de esperança

”Papa: a coragem e tenacidade dos migrantes são testemunho heroico de fé”

CCM e FATEO concluem curso de especialização de Missiologia

Encerrado o 3º módulo da Especialização em Missiologia no CCM. A formação fortalece a missão

Mais notícias

Equador: Irmã Maria Troncatti será canonizada durante o Dia Mundial das Missões 2025

"Tenho que ser missionária": eis a vocação que deu impulso à obra da Irmã Maria

Migrantes, missionários de esperança

”Papa: a coragem e tenacidade dos migrantes são testemunho heroico de fé”

CCM e FATEO concluem curso de especialização de Missiologia

Encerrado o 3º módulo da Especialização em Missiologia no CCM. A formação fortalece a missão

CCM recebeu 34 missiólogos do Brasil em seminário que refletiu sobre o tema “qual Igreja para qual Missão?”

O CCM acolheu 34 missiólogos de diversas regiões do Brasil para aprofundar reflexões missiológicas à

Frei Paolo Maria: após 26 anos de missão entre os Ticunas volta para Itália

Ao longo desses 26 anos, frei Paolo não apenas anunciou o Evangelho com palavras, mas

Missionários estrangeiros concluem CENFI 127, em Brasília

Missão com unidade na diversidade, 37 missionários concluem o CENFI 127 com formação linguística e