Missa marca a despedida de Diretor do CCM e da Assessora da Comissão para a Ação Missionária da CNBB

Uma missa em ação de graças celebrada na manhã da quinta-feira, 27 de julho, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), marcou o encerramento da missão realizada pelo padre Djalma Antônio da Silva, missionário da congregação do Verbo Divino (Societas Verbi Divini, SVD), como diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), organismo vinculado à CNBB, e da irmã Sandra Regina Amado, missionária da Congregação das Irmãs Missionárias Combonianas, da assessoria da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

Depois de quase três anos de presença e de serviço como diretor do CCM, em Brasília (DF), padre Djalma segue para o Espírito Santo (ES), onde vai exercer seu ministério como sacerdote na arquidiocese de Vitória (ES). Já a irmã Sandra se despede depois de quatro anos à frente da Comissão para a Ação Missionária e agora segue para São Paulo onde volta a dedicar-se à sua congregação religiosa.

Foto: Bruno Feittosa – CNBB

A celebração foi presidida pelo subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, e concelebrada pelos padres Djalma Antônio da Silva, Rodolfo Chagas Pinho – assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, e Tiago Ávila Camargo – que assumiu a assessoria da Comissão Episcopal para a Ação Missionária Cooperação Intereclesial e também a função de novo diretor do CCM.

Também esteve presente a irmã Eliane Santana que assumiu como nova assessora da Comissão para a Ação Missionária. Ambos foram acolhidos na celebração.

Compreender o caminho da salvação

Em sua homilia, o padre Patriky Samuel Batista destacou os critérios de interpretação das parábolas de Jesus. O sacerdote ressaltou um trecho do Evangelho no qual os discípulos se perguntam: “Qual é a razão pela qual nosso o Senhor fala em parábolas?.  Padre Patriky disse que assim diz o texto porque o coração deste povo se tornou insensível. 

E completou: “e esse sinal indiferença insensibilidade também é revelado por algumas características que eu peço a Deus que nos livre delas que é ouvir com  vontadefechar os olhos, não ouvir com coração, nem compreender também com o coração. É preciso que a gente possa olhar, escutar e compreender, para depois receber a cura e a salvação”. 

Padre Patrick lembrou também e leu na íntegra um trecho da oração eucarística ‘VI D’ que fala sobre olhar e enxergar o outro como irmãos. Dai-nos olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos; fazei que, a exemplo de Cristo e seguindo o seu mandamento, nos empenhemos lealmente no serviço a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que toda a humanidade se abra à esperança de um mundo novo”.

A beleza da vida missionária

Ao finalizar a homilia, o padre Patrick destacou a beleza da vida missionária da igreja no Brasil e agradeceu mais uma vez ao padre Djalma e a Irmã Sandra pelo serviço missionário dele no comando do CCM e dela a frente da comissão.

“A vida é missão, nós somos uma missão nesse mundo.  Deus é missão, somos imagem e semelhança de um Deus que é missão, que olha, que escuta, que compreende, que aproxima e que esse trampolim missionário que é também o Centro Cultural Missionário. Que nossa vida dedicada à igreja nos ajude a fazer com que as pessoas façam essa experiência pessoal de encontro com Jesus Cristo, onde quer que cada um esteja e que a gente possa ser sinal e luz da presença de Deusvivendo com alegria a missa“, disse.

Homenagem e reconhecimento

Foto: Ana Caroline Lira – REPAM-Brasil

Na manhã de segunda-feira, 24 de julho, também foi celebrada na capela do CCM, uma missa em ação de graças pelos serviço do padre Djalma como diretor do CCM e da irmã Sandra, na assessoria da comissão para a Ação Missionária.

Na ocasião, também foram acolhidos os novos assessores da comissão a irmã Eliane Santana e o padre Tiago Camargo. A celebração também foi presidida pelo padre Patrick, e concelebrada pelos padres Djalma e Tiago.  Ao final da celebração, padre Djalma e irmã Sandra agradeceram o período em que estiveram junto à equipe do CCM e da Comissão da CNBB.  Padre Djalma leu uma mensagem de agradecimento.

“Quando a gente chega ao final de uma missão que nos foi confiada, a nossa palavra tem de ser sempre de gratidão. Agradeço a Deus por esses três anos que estive na direção do Centro Cultural Missionário. Tempo de muito aprendizado. Não faltaram os desafios, mas a graça de Deus esteve sempre presente. Na trajetória desses três anos, apesar de minha pequenês, me esforcei por fazer melhor para o bom andamento da Casa Missionária e pelo bem estar dos missionários que por ali passaram. A minha palavra final é de gratidão. Gratidão a Deus, à CNBB e a todos os missionários e missionárias que passaram pelo CCM nesses últimos três anos. Rogo a Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, pela missão do novo diretor do CCM e por todos os missionários e missionárias que participarão dos cursos de formação missionária oferecidos pelo Centro Cultural Missionário. Peço também as suas orações”, agradeceu o padre Djalma Antônio da Silva.

 

Fonte: Ascom CNBB/Bruno Feittosa

Missionários realizam a última etapa do curso de pós-graduação em Missiologia

A formação foi pensada em três módulos, buscando oportunizar um tempo para aprofundamento dos estudos.

Papa: a missão não é um manual a ser aplicado, mas obra do Espírito Santo

Francisco entrou caminhando na Sala Paulo VI enquanto os milhares de fiéis e peregrinos o

Formação de Lideranças de Comunidades conclui módulos

De 28 a 30 de novembro de 2023, terça, quarta e quinta-feira, o Centro Cultural

Mais notícias

Missionários realizam a última etapa do curso de pós-graduação em Missiologia

A formação foi pensada em três módulos, buscando oportunizar um tempo para aprofundamento dos estudos.

Papa: a missão não é um manual a ser aplicado, mas obra do Espírito Santo

Francisco entrou caminhando na Sala Paulo VI enquanto os milhares de fiéis e peregrinos o

Formação de Lideranças de Comunidades conclui módulos

De 28 a 30 de novembro de 2023, terça, quarta e quinta-feira, o Centro Cultural

CENFI 124 – Missionários iniciam 2º módulo

Teve início em 20 de novembro de 2023, no Centro Cultural Missionário, em Brasília, o

Assessores da CNBB visitam o CCM

Assessores das Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) visitaram a sede

Papa a jovens da JMJ: levem a alegria do Evangelho até os confins da terra

Uma catequese especial sobre a JMJ de Portugal que se estendeu às tradicionais saudações aos