No dia 7 de junho de 2025, 37 cursistas, missionários e missionárias naturais de outros 18 países concluíram mais uma edição do curso oferecido pelo Centro Cultural Missionário através do seu departamento CENFI – Centro de Formação Intercultural. A edição 127 teve início no dia 10 de março e aconteceu nas dependências do CCM, em Brasília. Durante este período os missionários e missionárias aprenderam a língua portuguesa, fundamental para uma vivência missionária de qualidade nas comunidades religiosas e diocesanas que os acolherão nas 5 regiões do Brasil; além disso, palestras, visitas e experiências missionárias contribuíram para a inculturação e maior conhecimento da realidade da sociedade e culturas brasileiras, bem como oportunidade para conhecer a Igreja no Brasil através de diversas expressões. Na noite do dia 6 de junho, como celebração da conclusão do curso, ocorreu a Festa dos Continentes, marcada por apresentações de canções e danças típicas de diferentes países, além de pratos típicos preparados com muito carinho pelos cursistas aos colegas e convidados que abrilhantaram a celebração.
Para o diretor geral do CCM, Pe. Tiago Ávila Camargo, a conclusão é tempo de gratidão: “Agradecemos a Deus a oportunidade de termos um ambiente que favoreça o aprendizado e imersão dos missionários e missionárias na Igreja no Brasil. Gratidão a Deus pelas Dioceses e Congregações Religiosas que, confiando na história de mais de 60 anos de CENFI e mais de 40 anos de CCM, enviaram membros de suas famílias religiosas para aqui serem formados e preparados para assumirem a missão no Brasil com ardor, alegria e esperança. Mas também gratidão a cada cursista que, durante estes três meses colaboraram com as atividades, participaram da vida quotidiana pensada e preparada para eles através da nossa equipe de colaboradores e colaboradoras. Nossa gratidão por tudo isso.”
Ao término da celebração eucarística em que marcou o encerramento do CENFI, Ir. Jeannette Kitambala Byamungu, natural da República Democrática do Congo, das Irmãs Missionárias de Maria (Xaverianas), em nome do grupo, deu seu testemunho com a seguinte mensagem: “Obrigada. Desculpe. Saudades. Desde março, quando a gente chegou ao CCM, cada um de nós tinha um desejo, um desejo maior do que nós mesmos, que nos reuniu na mesma casa por noventa dias, dia a dia. Vocês se lembram? Sim, um desejo grande que fez milagre: das dezoito nacionalidades ser uma só língua, que se chama Português. Sim, no CCM acontece algo que o mundo não consegue alcançar. Sim, a unidade na pluralidade. Sim, a gente não esquecerá! Por cada refeição preparada, servida com afeição e generosidade, obrigada. Por cada refeição compartilhada na fraternidade, obrigada. Por cada perfume que invadia nossas camas todas as terças e sextas-feiras, obrigada. Por cada lição preparada, ensinada com amor e profissionalidade, obrigada. Por cada palestra, passeio, experiência missionária, obrigada. Por cada serviço feito no silêncio que acompanhava nosso caminho, obrigada. Por cada sorriso dado e recebido, obrigada. Por cada Eucaristia que nos reuniu e nos fortaleceu dia a dia, obrigada. Desculpe-nos por cada gesto desajeitado. Desculpe-nos por tudo o que foi mal-entendido. Por cada dia passado no CCM e por reforçar nossos passos, sejam todos abençoados. O CCM foi um campo de iniciação e permanecerá um ponto de apoio e referência. Sim, a única tarefa que a gente leva é de ter um português fluente para melhor servir ao povo e à Igreja. Sim, o CENFI 127 acabou, mas levamos conosco a saudade e desejamos que o nosso “portunhol” possa ser um português fluente para caminhar juntos com o povo e a Igreja Brasileira. Viva o CENFI 127! Obrigada por tudo!!! Um mundo de bem a cada um e a cada uma.”
Pe. Tiago também recorda que no segundo semestre, a partir de setembro, está programada a edição 128 do curso do CENFI e que as inscrições já estão abertas para as dioceses e congregações que acolherão irmãos e irmãs vindos de outros países para o trabalho missionário e pastoral no Brasil.




