Retiro Missionário no Tempo da Quaresma

O retiro não é uma formação ou um curso nem se restringe a um encontro virtual. É um exercício espiritual que envolve momentos de recolhimento, contato com a Palavra de Deus, reflexão e oração, que deve levar à conversão. Seus participantes vivem a experiência de um encontro consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com Deus.

Curso On-line | 12, 19 e 26 de março de 2024

Saudações missionárias!

O Centro Cultural Missionário (CCM) deseja ajudar e animar os discípulos missionários da Igreja no Brasil na vivência do tempo da Quaresma. Também nesse tempo litúrgico torna-se necessário fazer da missionariedade o modo de viver a vida cristã porque “a missão não é uma parte da minha vida ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 273).

Por isso, o CCM lança um convite a todas as pessoas que querem retornar a Deus “de todo o coração”, não se contentam com uma vida medíocre e desejam crescer na amizade com o Senhor: Venha participar conosco da experiência de Retiro Missionário no Tempo da Quaresma!

Enquanto cristãos, imersos nessa complexa realidade em constante mutação, líquida, plural, marcada pela globalização, individualismo, consumismo, fragilização de instituições e tradições, corrupção, fragmentação, crise de sentido e de valores e relativismo, um dos grandes desafios que temos diante de nós é “revitalizar nosso modo de ser católico e nossas opções pessoais pelo Senhor para que a fé cristã se enraíze mais profundamente no coração das pessoas” (DAp, 12). O retiro espiritual é uma ótima oportunidade e meio eficaz que pode ajudar nisso.

A própria palavra “retiro” significa retirada, recuo, saída, afastamento. Retiro, visto à luz de Deus, é exercício para a vida e não algo fora da vida. É percepção mais profunda dos apelos de Deus, aqui e agora (cf. Sl 94,7-8: Oxalá, ouvísseis hoje a voz de Deus). É busca do alimento espiritual mais consistente para fortalecer a fé (cf. Ez 3,1-3; Jr 15,16; Rm 10,17). É hora de Deus e de sua graça (cf. 2Cor 6,2: Eis agora o tempo favorável; eis agora o dia da salvação). É tempo para o encontro pessoal e relação dialogal com Deus presente e agindo (cf. Hb 4,12-13). É tempo para visualizar a proposta do Senhor (cf. Hb 1,1-2,4). É encontro profundo consigo mesmo, com os outros, com o mundo, com Deus.

Essa experiência espiritual, realizada através de encontros virtuais (on-line) e de empenho diário de cada participante, levará em consideração as inspirações vindas da Palavra de Deus da liturgia dominical, o contexto do Ano da Oração como preparação para o Jubileu 2025 e referência às práticas da tradição quaresmal, principalmente a da oração.

Que a vivência do retiro espiritual nos ajude a revitalizar nossas opções pessoais pelo Senhor, a alimentar a amizade com o Senhor e amadurecer nossa amizade e solidariedade com os outros para que unidos possamos celebrar a Páscoa, a plenitude da vida cristã!

Fraternalmente,

Dom Maurício da Silva Jardim
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga-MT
Presidente da Comissão Episcopal para
Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

Pe. Tiago Ávila Camargo
Diretor geral do CCM

 

O retiro não é uma formação ou um curso nem se restringe a um encontro virtual. É um exercício espiritual que envolve momentos de recolhimento, contato com a Palavra de Deus, reflexão e oração, que deve levar à conversão. Seus participantes vivem a experiência de um encontro consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com Deus.

Ajudar os participantes a viver, com mais profundidade e qualidade, o tempo litúrgico da Quaresma e motivá-los a acessar a própria interioridade e potenciar os impulsos relacionais que os movem: relação com Deus (oração-interioridade), relação com os outros (esmola-caridade) e relação com as coisas (jejum-autocontrole).

  • Sensibilizar os participantes sobre a importância de retiro espiritual, como instrumento eficaz no processo de crescimento espiritual na vida cristã;
  • Mergulhar nas riquezas da Palavra de Deus, através da meditação comunitária e pessoal;
  • Sensibilizar os participantes sobre a necessidade de crescer no amor e na familiaridade pessoal com a Palavra (cf. EG, 149);
  • Ajudar na vivência do Ano da Oração, como preparação para o Jubileu 2025;
  • Valorizar e qualificar a oração, como meio eficaz de cooperação pessoal do cristão com a missão de Deus;
  • Motivar os participantes para o compromisso com a Campanha da Fraternidade.

Todas as pessoas que desejam crescer e progredir na vida cristã e espiritual (pessoas engajadas nas comunidades, lideranças e agentes de pastoral, os/as de vida consagrada, ministros ordenados, membros de Congregações, institutos, novas comunidades) como também pessoas de boa vontade.

  • Leitura prévia e reflexão pessoal sobre o conteúdo do texto “O retiro espiritual”;
  • Reflexões temáticas dirigidas pelos orientadores, nos três encontros virtuais;
  • Compromisso pessoal com a meditação diária da Palavra de Deus;
  • Leitura de textos-catequeses do Papa Francisco sobre a oração;
  • Prática de silêncio e do deserto individual.
  • O Retiro Missionário no Tempo da Quaresma será realizado nos dias 12, 19 e 26 de março de 2024 (terças-feiras), na modalidade virtual (on-line), através da Plataforma de Cursos das Edições CNBB, das 19h30min às 21h.
  • As inscrições serão realizadas através do site do CCM (ccm.org.br) e dos Cursos das Edições CNBB.
  • O valor do investimento para participar das três meditações do Retiro é R$80,00 (oitenta reais).

Dia

Temática e texto bíblico (do domingo precedente)

Orientador

12/03 19:30-21:00

Deus enviou o seu Filho para que o mundo seja salvo por ele (cf. Jo 3,17). Por isso, crer n´Ele.

Pe. João Mendonça Filho, SDB

19/03

19:30-21:00

Se alguém me quer servir, siga-me (Jo 12,26). Deixar-se atrair por Jesus.

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

26/03

19:30-21:00

Jesus Cristo esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens (Fl 2,7)

Dom João Justino de Medeiros Silva

 

João Mendonça Filho, SDB.
Nasceu em Manaus-AM, no dia 3 de janeiro de 1961. Salesiano de Dom Bosco desde 1983. Possui licenciatura em filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (Lorena/SP). É bacharel em teologia pela Pontifícia Universidade Xaveriana (Santafé de Bogotá/Colômbia). Concluiu o mestrado em Educação com especialização em Pedagogia Vocacional pela Pontifícia Universidade Salesiana (Roma/Itália). É pós-graduado em educação sexual e cultura em meios de comunicação. Atualmente, atua como pregador de retiros espirituais.

Maria Inês Vieira Ribeiro, mad.
Ex-presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e é consultora da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

Dom João Justino de Medeiros Silva.
Arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Goiânia, em Goiás, e primeiro vice-presidente da CNBB.

Experiências

“Cenfi, escola bonita e produtiva para nós”. Meil Udiel Luzano Francisco, religioso da Congregação do Imaculado Coração de Maria e meu país de origem é Filipinas.